Curso de Enfermagem realiza Cerimônia do Jaleco no Campus Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 9 de abril de 2024
Foi realizada na noite de sexta-feira, dia 5 de abril, no Auditório Leôncio Magno, Campus Caxias, a Cerimônia do Jaleco da Turma XXVI do Curso de Enfermagem.
A Diretora do Campus, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Valéria Cristina Soares Pinheiro, se dirigiu aos presentes: “Este é um curso renomado. Temos profissionais brilhantes que saíram dele. A avaliação de um curso a gente vê quando os profissionais estão no mercado de trabalho. Quem tem competência, fica. A valorização do curso é o resultado que colhemos. A fisionomia dos parentes dos novos alunos que estão aqui mostra a importância desse momento. Lembrem que o curso é público e valorizemos nossa instituição. É um orgulho para nós. Em nome do reitor Walter Canales, parabenizamos os calouros e desejamos êxito”, destacou.
O enfermeiro Manoel Daniel Neto, representante do COREN (Conselho Regional de Enfermagem) na cidade, se manifestou: “O leque da Enfermagem é grandioso e estou agradecido por fazer parte de uma família. Vocês escolheram uma profissão grandiosa. Precisamos fortalecer a categoria. A Enfermagem está na assistência, na docência e no empreendedorismo. Precisamos de alguém na esfera da política também. Sintam-se abraçados”, saudou.
O egresso do curso, Erick Santos de Oliveira, falou: “Esta é uma vitória compartilhada. Entendam esse momento, vocês estão em uma universidade de credibilidade. Vocês têm 5 anos para construir um currículo ótimo. Muitos vão passar por dilemas, contradições, conflitos. Não se vejam como máquinas. Terão que estudar muito, mas respeitem seus limites para preservar a saúde mental”, recomendou.
Para a Chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Prof.ᵃ Me. Irene Sousa Silva, os alunos chegaram até ali porque os pais os sustentaram, apoiaram. Para ela, a Cerimônia do Jaleco deve ser uma celebração, como um casamento ou batizado, por significar mudança. O curso tem reconhecimento até fora do estado. O jaleco é usado para proteger e, ao mesmo tempo, simboliza pureza, integridade. Isso é para lembrarmos que um corpo é sagrado, abriga uma alma e deve ser cuidado.
A Diretora do Curso, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Rosângela Nunes Almeida, também fez uso da palavra: “A Enfermagem é uma profissão muito bonita, e tem evoluído, pois não atuamos apenas em hospitais. Sinto que essa turma é boa, que vai aproveitar as oportunidades. Nosso Campus é o que mais faz projetos de extensão, oferece diversas bolsas. Vocês buscarão se envolver, construir em 5 anos sua profissão. Aqui os professores buscam se qualificar. Sintam-se acolhidos, pertencentes à Uema”, enfatizou.
Em seguida, houve a execução do Hino Nacional. Logo após, os novos alunos entraram com os padrinhos e madrinhas, que os vestiram com os jalecos. O juramento foi proferido pela aluna Karollyne Alves Martins.
Por: Emanuel Pereira