Rádio Mirante AM destaca conquistas da graduação na Uema; assista

Por em 18 de março de 2024

Nesta manhã de segunda-feira (18), a Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Monica Piccolo, deu entrevista ao programa Ponto Final, da Mirante AM. Na entrevista, a pró-reitora falou sobre os novos cursos de graduação, vagas remanescentes e formas de ingresso através destas vagas.

“Comparando o ano passado com este ano, a Uema ofereceu mais 400 vagas. Tivemos uma expansão dos cursos de graduação de 2023 para 2024. Quatro novos cursos foram criados, Medicina e Meteorologia no Campus São Luís, Fisioterapia no Campus Itapecuru Mirim e Enfermagem no Campus Coroatá”, disse a pró-reitora, em relação ao Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes).

De acordo com a pró-reitora, os quatro cursos recém-criados registraram uma grande demanda de inscrições, sendo que apenas Medicina contou com 6.613 candidatos concorrendo a 35 vagas. No que concerne às matrículas, a universidade atualmente convoca os excedentes até preencher as turmas, cabendo ao candidato acompanhar as listas de excedentes no site da Uema.

A pró-reitora também explica o motivo de não haver um calendário fixo da lista de excedentes. “Houve o primeiro calendário agora, porque nós não sabemos quantos candidatos irão se inscrever para fechar determinada turma, por isso é importante que cada candidato acompanhe pelo site e redes sociais da universidade o processo de convocação”, explicou.

Sobre o curso de Medicina em São Luís, a pró-reitora destacou o apoio do Governador Carlos Brandão. Atualmente, há um concurso em andamento com dez vagas para docentes do curso de medicina.

Sobre o acompanhamento da Uema a respeito da evasão universitária, a professora destaca as ações que são tomadas para manter o estudante em sala de aula.

“A universidade atua intensamente para garantir a integralização do curso, especificamente através dos auxílios que a universidade oferece, que impactam diretamente na permanência dos alunos. Então a Pró-Reitoria de Extensão de Assuntos Estudantis (Proexae), cuja pró-reitora Ilka Serra atua intensamente para garantir auxílios para que o aluno possa integralizar o curso, além de ter um elemento fundamental, em que a Uema é a única universidade do Brasil que tem um restaurante universitário absolutamente gratuito”, expressou.

Além dos auxílios e bolsas ofertados pela Uema, durante a entrevista a pró-reitora também destacou a inicialização de um novo programa este ano, o Programa de Bolsa de Apoio ao Ensino, projetado a partir de um levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prog), sobre as disciplinas que os alunos teriam mais dificuldades, resultando em cinco: português, matemática, química, física e biologia. A partir disso, a Uema irá oferecer monitores, que já são professores, para atuar diretamente com os alunos que estão ingressando na faculdade.

“Esperamos que esta junção de auxílios com esta ferramenta pedagógica, possa garantir a permanência dos alunos”, disse a professora.

A respeito das vagas remanescentes, segundo a pró-reitora, desde 2023 editais foram abertos especificamente para a ocupação destas vagas. Nestes editais, existem duas formas de acesso ao ensino superior: a primeira é para as vagas remanescentes do Paes, em que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das duas últimas edições podem ser utilizadas; a segunda forma é através da inscrição em vagas remanescentes dos Programas Especiais. No momento da inscrição, o candidato pode optar por duas formas de ingresso nos Programas Especiais: através da nota do Enem ou pelo histórico escolar.

“Essas entradas diferenciadas significam uma tentativa da Universidade Estadual do Maranhão de se adaptar às novas condições. É uma geração que necessita que a universidade crie instrumentos diversificados”, concluiu a professora.

Assista a entrevista completa através do link youtube.com.

Por: Karolynne Sodré