Programas de Pós-Graduação da Uema realizam aulas inaugurais das primeiras turmas neste mês de março

Por em 7 de março de 2024

Na primeira quinzena deste mês de março, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realiza aulas inaugurais das primeiras turmas de três importantes programas de pós-graduação: a do mestrado em Educação no Campus de Caxias, e as dos doutorados em Geografia e Renoen no Campus Paulo VI, em São Luís.

As aulas fazem parte de um avançado esforço da Uema para a expansão e consolidação de um grande programa de pós-graduação, com o objetivo de promover o aumento da quantidade de doutores e mestres, tendo em vista ser o Maranhão, o estado com menor número de doutores por 100 mil habitantes no Brasil.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, explica que as aulas que se iniciarão expressam três ações diferentes de expansão da pós-graduação na Uema.

No caso da Geografia, ele disse que existiu um mestrado que obteve o conceito 4 pela Capes, com a possibilidade de instalação de um doutorado, que foi aprovado no ano passado. Quanto a Renoen, trata-se de uma rede de formação de doutores com sede na Universidade Federal de Sergipe, que em 2023, abriu credenciamento para que novas universidades fizessem parte da rede, a Uema disputou o edital, foi contemplada e abriu uma nova turma de doutorado. Já o Programa de Pós-Graduação em Educação, segundo ele, é uma terceira ação distinta, está sendo ofertada uma turma em Caxias de um mestrado que tem sede em São Luís, mas a ideia é que novas turmas sejam repetidas naquele município.

Com os novos programas, o pró-reitor declara: “Toda e qualquer ação para formação de doutores tem um papel estratégico fundamental, os dados da Capes apontam que o Maranhão é o estado da federação com o menor número de doutores por 100 mil habitantes. Neste caso, estamos realizando uma ação de correção de assimetrias e de promoção de desenvolvimento no estado. Junto com essa iniciativa de formação de novos doutores, apostamos na interiorização, que penso sejam dois importantes movimentos: expansão e interiorização ”.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora Ana Lúcia Duarte, a oferta multicampi da primeira turma do  mestrado em Caxias, representa uma oportunidade para os egressos da educação superior, especiamente da Uema. “Ao meu ver, a chegada desse mestrado naquele Campus tem uma relevância social e educacional grandiosas, será uma contribuição da universidade para a educação básica na região”, afirma a professora.

Conforme aponta o coordenador do PPGeo, professor Luiz Carlos Araújo dos Santos, com o início das aulas da primeira turma do doutorado, que aliás, constitui o primeiro doutorado em Geografia do Maranhão, “acredita-se que novas oportunidades se abrirão, assim como, contribuirá no desenvolvimento do estado, em especial, nas temáticas ambientais, urbanas, climáticas, rurais, aspectos sociais e desenvolvimento regional”, ressalta.

De acordo com o coordenador da Renoen, professor Raimundo Brandão, a criação da Rede teve o propósito de proporcionar alternativas para oportunizar o acesso à formação em nível de excelência, a mestres que que atuam na educação básica e superior que não podem se deslocar para locais mais distantes. “Espera-se que este doutorado contribua com a formação de professores pesquisadores que trabalhem a transposição de obstáculos epistemológicos relativos ao acesso ao conhecimento científico e, desta maneira, encontre dispositivos para facilitar a mediação do processo de ensino e aprendizagem”, declara o coordenador.

Programação

A pós-graduação Stricto Sensu da Uema é um fator de desenvolvimento estratégico para o estado, visa a formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado, captação de recursos junto às agências públicas estaduais, federais e entidades privadas, com o objetivo de promover a ampliação da capacidade da universidade e oferecer soluções para demandas emergentes do Maranhão.

Por Alcindo Barros