Parceria estratégica: Uema e Fapema alinham planos para fortalecer pesquisa no Maranhão

Por em 8 de março de 2024

No último dia 7, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediou uma importante reunião entre o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Marcelo Cheche e o diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Cristiano Capovilla. O encontro teve como foco principal a discussão do plano de trabalho da Fapema para o ano de 2024, seguindo um cronograma estabelecido pela própria fundação para apresentação do plano em diversas instituições parceiras.

Durante o encontro, Cristiano Capovilla destacou diversos projetos de bolsas e editais oferecidos pela instituição, enfatizando a sua adequação às demandas da universidade. Além disso, ele acolheu sugestões que visam facilitar e melhorar o acesso às oportunidades de apoio à pesquisa. Capovilla ressaltou a importância estratégica da parceria entre a Fapema e a Uema, considerando a universidade como uma peça-chave para o avanço da pesquisa, inovação e tecnologia no estado do Maranhão. “Entendo a importância desse contato entre a Fapema e a Uema, porque a Uema é a nossa Universidade Estadual, então ela tem um interesse estratégico, e nós, como agência de fomento, de pesquisa, de inovação, de ciência e tecnologia do Estado do Maranhão, precisamos aprofundar cada vez mais essa parceria”, declarou Capovilla.

Por sua vez, Marcelo Cheche parabenizou a iniciativa da Fapema em buscar o diálogo com as universidades para alinhar políticas de editais e projetos. O pró-reitor se colocou à disposição para contribuir com propostas que possam impulsionar o segmento, demonstrando o compromisso da Uema com o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

A direção Científica da Fapema tem realizado visitas às instituições de ensino superior com o intuito de fortalecer parcerias e fornecer orientações para os novos projetos voltados para pesquisa, extensão e formação ampliada de alto nível. Durante essas visitas, são apresentadas as ações previstas para 2024, juntamente com sua equipe, e são colhidas sugestões para os últimos ajustes do plano de ação da Fapema. Este plano inclui a política dos editais que serão lançados, bem como os critérios para a distribuição de bolsas e auxílios.

O encontro entre Uema e Fapema representa um passo significativo para o fortalecimento da pesquisa e inovação no Maranhão, destacando a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e agências de fomento. Essa parceria promete impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, contribuindo assim para o progresso da sociedade maranhense como um todo.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo