MPMA e Uema firmam parceria para Sustentabilidade Ambiental

Por em 18 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Ministério Público do Maranhão (MPMA) uniram forças rumo à preservação ambiental. Nesta segunda-feira, 18 de março, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, foi assinado um termo de cooperação técnica visando o desenvolvimento conjunto de atividades e projetos de extensão, com destaque para a continuidade do projeto Café Sustentável, que tem sido uma iniciativa conjunta desde 2019.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e o reitor da Uema, Walter Canales, assinaram o termo, em uma cerimônia que contou com a presença de membros e servidores do Ministério Público, professores e representantes da administração da universidade.

O projeto Café Sustentável é uma iniciativa inovadora que visa o reaproveitamento da borra de café, usualmente descartada, para a produção de adubos orgânicos, promovendo assim a fertilização do solo e a redução do desperdício.

O Procurador Eduardo Nicolau enfatizou a importância dessa parceria, destacando que “quanto mais nós tivermos essa união, melhor para nossa sociedade. Esses projetos visam favorecer as pessoas, principalmente reeducando-as e ensinando a ter mais cuidado com o meio ambiente”.

Por sua vez, o reitor Walter Canales ressaltou as boas relações entre as instituições e a preocupação mútua com o desenvolvimento sustentável, afirmando que “as ações realizadas revelam um sentimento de preocupação com o planeta, evitando o desperdício e promovendo o reaproveitamento e a reciclagem de produtos”.

Além do Café Sustentável, outras iniciativas estão sendo prospectadas para fortalecer ainda mais essa parceria, como destacou Walter Canales: “Estamos assinando hoje a continuidade de uma parceria que iniciou há anos em torno de questões sustentáveis. Queremos promover ações conjuntas que revertam para a melhoria da nossa sociedade”.

A conscientização ambiental também foi ressaltada como um dos pilares dessa parceria, conforme expressou Eduardo Nicolau: “É fundamental para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, no âmbito interno, com a conscientização e a adoção de práticas em favor de um ambiente mais sustentável”.

O professor Luís Jorge, em sua análise sobre a parceria, ressaltou que Ministério Público e Universidade são parceiros fundamentais na prestação de serviços à população e que essa cooperação técnica visa não apenas a continuidade de bons serviços, mas também o alcance de objetivos comuns e o compromisso com a sustentabilidade a longo prazo.

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, é crucial avançar com parcerias como essa, visto que os projetos de sustentabilidade gerados pela Uema têm impacto significativo em todo o estado do Maranhão, contribuindo para a agenda 2030 e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Assim, a assinatura deste termo de cooperação entre o MPMA e a Uema representa mais do que uma simples formalidade; é um compromisso mútuo com o futuro ambientalmente responsável e sustentável do Maranhão e do país.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho