Proetnos participa da I Oficina de Planejamento Saberes Indígenas Ka’apor
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 26 de fevereiro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos), participou, recentemente, da I Oficina de Planejamento Saberes Indígenas Ka’apor, no município de Zé Doca. Na ocasião, a universidade foi representada pela Profª. Drª. Marivania Furtado, coordenadora geral do Proetnos.
O evento foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da ação Saberes Indígenas na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc) e a Unidade Regional de Educação de Zé Doca (URE-ZD).
A iniciativa conta com o Prof. Dr. Gersem Baniwa como coordenador da equipe da Ação Saberes Indígenas e da assessoria da Profa. Maria Helena para a execução das atividades propostas para a realização da oficina, contando também, com a participação de integrantes da Universidade Federal de Brasília – UnB para o apoio do evento.
Na oportunidade, foi divulgado o resultado do edital da 1ª edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O Proetnos foi contemplado com 60 vagas para novos cursos a nível de ensino superior, sendo 30 para o Curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena – Ciências Humanas, que será realizada em Santa Inês nas primeiras etapas. As outras 30 vagas foram direcionadas para o Curso de Licenciatura em Educação Quilombola.
Este novo curso terá uma nova configuração a partir das inscrições, uma vez que das 30 vagas, 15 serão reservadas para a etnia Ka’apor e 15 para os Tentehar-Guajajara. Desse modo, pela primeira vez o povo Ka’apor poderá ser incluído nos processos formativos interculturais a nível superior, iniciando um processo de reparação e formação de professores(as) indígenas para assumires todos os níveis de escolarização em suas aldeias.
O evento continuará com a programação normal no dia 21 dando continuidade com as propostas de atividades estabelecidas no dia anterior.
Por Assessoria de Comunicação do Proetnos