Prêmio Fapema 2023: Pesquisadores e alunos da Uema são contemplados em categorias

Por em 9 de janeiro de 2024

Na última sexta-feira (05), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebrou a conquista de seus pesquisadores e alunos no Prêmio Fapema 2023 – Bicentenário Gonçalves Dias. A instituição foi contemplada com cinco premiações no que é considerado o “Oscar da ciência maranhense”. Com um total de 56 pesquisadores agraciados, esse reconhecimento destaca a excelência acadêmica da instituição no cenário científico maranhense.

O Prêmio Fapema é uma iniciativa do Governo do Estado, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Seu objetivo é reconhecer e incentivar o trabalho de pesquisadores maranhenses, bem como de inventores e profissionais da área de comunicação, abrangendo diferentes campos do conhecimento.

A lista dos vencedores, divulgada no site da instituição (www.fapema.br), apresenta pesquisadores que se destacaram em diversas áreas do conhecimento, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do Maranhão. O prêmio considera critérios como relevância para o estado, grau de inovação, impacto social direto da pesquisa, qualidade textual e contribuição na área do conhecimento explorado.

Os premiados da Uema foram os seguintes pesquisadores e alunos:

1. Pesquisador Sênior: Maria Claudene Barros.
  2. Dissertação de Mestrado: Amanda Cristiny da Silva Lima (orientadora: Maria Claudene Barros).
  3. Jovem Cientista: Itallo Cristian da Silva de Oliveira (orientadora: Débora Martins Silva Santos) e Luisa Mara Silva Lima (orientador: Emanuel César Pires de Assis).
  4. PopVídeo Ciências: Lauana Rafaela Gomes (orientador: Eloy Barbosa de Abreu).

Nordman Wall, presidente da FAPEMA, ressaltou a importância do prêmio como um reconhecimento às ações inovadoras dos pesquisadores maranhenses, destacando o compromisso do Governo do Maranhão em investir na inovação tecnológica e proporcionar oportunidades ao setor.

A votação popular na escolha dos vencedores amplia a divulgação dos trabalhos e democratiza o processo, permitindo que a comunidade participe ativamente do reconhecimento dos talentos científicos do estado.

O governador Carlos Brandão enfatizou a recomendação de fomentar pesquisas com impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos maranhenses e no desenvolvimento do estado.

O evento de premiação, em sua 18ª edição, está marcado para o dia 25 de janeiro, contemplando oito categorias e distribuindo prêmios que variam de R$ 1.250 a R$ 8 mil, totalizando R$ 205 mil, além de troféu e certificado para estudantes, orientadores e profissionais. As categorias premiadas incluem: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Popvídeo.

Por: Karla Almeida