Estudantes angolanos farão pós-graduação na Uema

Por em 19 de janeiro de 2024

Com um projeto de pós-graduação fortalecido para a gestão 2023-2026, a Universidade Estadual do Maranhão-Uema intensifica suas parcerias com instituições de ensino superior estrangeiras, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PPG e da Superintendência de Relações Internacionais-SRI/UEMA.

A prova disso é a chegada, nos próximos meses, de dois alunos de universidades angolanas, Antonio Pedro Fernandes Maria, da Universidade Agostino Neto, que fará doutorado em História e Antônia Maria Sobrinho Neto, egressa da Escola Superior Pedagógica do Bengo, que cursará mestrado em Educação.

As inscrições foram abertas no âmbito da internacionalização para a pós-graduação no período de 26 de outubro a 31 de novembro de 2022, de forma on line, no que concerne ao Programa GCUB de Mobilidade Internacional-GCUB-Mob, com o lançamento do edital 01/2022-UEMA. Na oportunidade, foram inscritos 442 candidatos para as duas vagas oferecidas pela Uema, o que se concretiza agora com a seleção destes dois alunos de mestrado e doutorado.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, é um passo importantíssimo no enfrentamento deste, que é um dos principais desafios da pós-graduação na Uema atualmente, a internacionalização. “A recepção de alunos estrangeiros para a realização de mestrado e doutorado plenos em nossa universidade é um avanço importante em direção à internacionalização dos nossos programas”, declara o pró-reitor.

Já na visão do superintendente de Relações Internacionais da Uema, professor Silas Nogueira de Melo, na era da globalização em que está vivendo o mundo é impossível pensar numa universidade forte sem conectar-se à internacionalização. “Quando recebemos a notícia de que dois alunos internacionais estariam ingressando nossos cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, com bolsas, tivemos a percepção que é um sinal extremamente positivo”, disse Silas. E acrescentou: “com estes alunos de excelência vindo para o Brasil, nos faz vislumbrar um futuro promissor na área internacional no âmbito dos programas de pós-graduação”.

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) decidiu dar continuidade ao seu tradicional programa de bolsas para estudantes estrangeiros interessados em cursar mestrado e doutorado em programas brasileiros devidamente credenciados junto ao Ministério da Educação.

Sua missão institucional é desenvolver relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições membros, bem como promover a internacionalização universitária, por meio de programas, projetos e ações relacionadas à cooperação internacional.

Por Alcindo Barros