XII Semana de Música na Uema promove integração entre academia e comunidade

Por em 19 de dezembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está celebrando a XII Semana de Música, uma iniciativa do Curso de Música que visa estreitar os laços entre a instituição de ensino e a comunidade. O evento, que acontece de forma híbrida, tanto virtualmente pelo canal Youtube do Uemanet quanto presencialmente no auditório do Curso de Música, conta com uma diversificada programação que inclui palestras, oficinas, apresentações artísticas, workshops e recitais.

A proposta da XII Semana de Música vai além do aspecto acadêmico, buscando promover o diálogo entre a universidade e a sociedade por meio de atividades artísticas e culturais. A importância de levar o conhecimento para além dos muros acadêmicos é destacada, reforçando o compromisso da universidade pública em disseminar a cultura e os saberes de forma democrática.

Um dos pontos destacados na proposta do evento é a necessidade de reconhecimento e acolhimento de diversas matrizes de pensamento, indo além dos princípios cartesianos que tradicionalmente regulam o entendimento do que é considerado conhecimento. A abertura para o diálogo e a valorização de todas as esferas de conhecimento são vistos como formas de proporcionar cidadania a populações e culturas marginalizadas na sociedade.

Hoje e amanhã, a programação intensa envolve participantes em diversas atividades. O encerramento da XII Semana de Música será amanhã (20), com a realização de um Concerto, marcado para as 17h.

O Concerto de Encerramento contará com a participação do Coral da UNABI, Bloco Afro Akomabu, e Tambor de Crioula da Uema em Defesa dos Quilombos de Alcântara, com a participação especial da Casa das Pretas. Esta colaboração entre a universidade e grupos culturais destaca o compromisso conjunto em promover a cultura e a diversidade presentes no Maranhão.

A XII Semana de Música se destaca como um evento que vai além da música, sendo um espaço de encontro, aprendizado e celebração da riqueza cultural da região. A iniciativa reforça o papel da universidade como agente transformador na sociedade, abrindo caminhos para a construção de uma comunidade mais inclusiva e culturalmente vibrante.

Por: Karla Almeida