A Universidade Estadual do Maranhão encerra a XII Semana de Música: Diálogo entre a Academia e a Comunidade

Por em 21 de dezembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) concluiu com êxito a XII Semana de Música, um evento promovido pelo Curso de Música da instituição, que teve como objetivo estreitar os laços entre a universidade e a comunidade. O evento, que foi realizado de forma híbrida, tanto virtualmente pelo canal do Uemanet no Youtube quanto presencialmente no auditório do Curso de Música, contou com uma programação diversificada, englobando palestras, oficinas, apresentações artísticas, workshops e recitais.

A proposta da XII Semana de Música foi promover o diálogo entre a universidade e a sociedade por meio de atividades artísticas e culturais. O evento não apenas destacou os talentos do Curso de Música, mas proporcionou um espaço para a participação de estudantes de outros cursos, reforçando o compromisso da Uema com a promoção de eventos culturais.

O Concerto de Encerramento, realizado no auditório do Curso de Música, contou com a participação de diversos grupos, evidenciando a riqueza cultural da região. O Coral da UNABI, o Bloco Afro Akomabu e o Tambor de Crioula da Uema em Defesa dos Quilombos de Alcântara, com uma participação especial da Casa das Pretas.

O Reitor da Uema, Walter Canales, enfatizou a importância dos eventos culturais e musicais para a universidade, destacando que tais ocasiões proporcionam uma oportunidade para os talentos da Uema se expressarem, não apenas do curso de Música, mas também de outros cursos. Ele ressaltou o compromisso constante da universidade em promover esses eventos, expressando o desejo de que os alunos possam desfrutar plenamente do fruto do trabalho dos professores dedicados na realização dessas atividades culturais.

O diretor do Curso de Música da Uema, Renato Moreira Varoni de Castro, ressaltou a relevância da Semana de Música como uma oportunidade única para os alunos: “A Semana de Música possibilita ter contato direto com quem faz cultura no Maranhão e isso é um diferencial para os alunos do curso de Música. Com esse tipo de evento, a gente consegue fazer essa troca cultural em que todos nós somos enriquecidos.”

A XII Semana de Música celebrou não apenas o talento musical dos estudantes da Uema, mas também reforçou o compromisso da universidade em ser um espaço de integração cultural e de promoção das artes na comunidade. A iniciativa demonstrou que a academia pode desempenhar um papel fundamental na construção de pontes entre a educação e a cultura, enriquecendo a experiência dos alunos e fortalecendo os laços com a sociedade.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho