Uema é homenageada em confraternização natalina da AMCLAM
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de dezembro de 2023
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), fez-se presente na noite desta quinta-feira (14), por meio do seu magnífico reitor, o Prof. Dr. Walter Canales, na confraternização natalina da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM). Na oportunidade, ocorreu a posse do Acadêmico Correspondente, TC. PMTO Welder Messias Cavalcante na AMCLAM.
A Universidade foi homenageada, em nome do seu magnífico reitor, com o recebimento da condecoração de Medalha AMCLAM pelo apoio e parceria entre a instituição de ensino superior e a entidade cultural e militar. As instituições mantêm um acordo de cooperação em vigência desde 2019, onde, por meio da Editora Uema e Livraria Uema, realiza a publicação e venda das obras escritas pelos acadêmicos da AMCLAM disponíveis ao público geral.
“Essa união permite a troca de conhecimentos e experiências entre as instituições, promovendo a valorização da ciência, das letras e das artes militares. Além disso, essa parceria fortalece a produção científica e cultural local, contribuindo para o crescimento intelectual e social da comunidade maranhense”, comenta o Presidente da AMCLAM, Carlos Augusto Furtado.
AMCLAM
Fundada em 31 de maio de 2018, com a presença de 22 escritores, pesquisadores, cientistas sociais e artistas no templo do Brigadeiro Falcão — Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, nasceu a AMCLAM, Academia Maranhense de Letras, Ciências e Artes Militares.
Com experiências bem-sucedidas, o ideário em criar um sodalício literário no Maranhão, especificamente composto de policiais e bombeiros militares, bem como personalidades naturais que com a PMMA e CBMMA possuíam estreitos laços fraternos, foi se fortalecendo. Desta forma, aqueles que possuíam habilidades como escritores, somados aos mestres e doutores acadêmicos, foram sendo sondados objetivando ao lançamento de mais uma notável experiência, a criação de uma Academia Maranhense de Letras e Ciências.
Por: Gabrielle Siebra
Foto: Rafael Carvalho