Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM 2024


Por em 26 de dezembro de 2023



A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), oferece o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) 2024. As inscrições devem ser feitas através do sistema https://institucional.impa.br/ no período de 19 de dezembro de 2023 a 18 de janeiro de 2024.

As aulas acontecerão nos dias 22 a 26 de janeiro de 2024 virtualmente com transmissão pelo YouTube do IMPA.

Serão duas modalidades de participação a serem definidas na hora da candidatura. Veja as descrições a seguir:

1- Participação

O professor que selecionar esta opção, assistirá a esta edição somente de forma remota. O professor deverá acessar o YouTube do IMPA, assistir às aulas postadas diariamente (22 a 25/01), resolver os 6 exercícios propostos a cada dia e enviar as respostas no mesmo dia por formulário eletrônico, que receberá via e-mail cadastrado no sistema institucional. Ao término desta edição, o professor terá direito ao certificado de participação caso envie, no prazo determinado, os 4 formulários e obtenha 2/3 (ou mais) de respostas corretas.

2- Participação com desempenho

O professor que selecionar esta opção assistirá a esta edição de forma híbrida. O professor deverá comparecer presencialmente, no dia 26/01 (sexta-feira), ao local selecionado no ato da candidatura para realização da prova, além de acessar o YouTube do IMPA e assistir às aulas postadas diariamente (22 a 25/01), resolver os 6 exercícios propostos a cada dia e enviar as respostas no mesmo dia por formulário eletrônico que receberá via e-mail de cadastro no sistema institucional.

A realização da avaliação presencial acontecerá no dia 26/06, das 9:00h às 10:40h, no polo escolhido pelo professor no ato da candidatura.

A nota do professor nessa modalidade será a soma do número de acertos nas questões diárias (máximo de 24 pontos) com a nota da prova discursiva (máximo de 76 pontos). Caso essa pontuação seja maior ou igual a 60, o professor terá direito ao certificado de participação com desempenho e sua pontuação estará registrada no certificado.

 

Confira a programação:

22 de janeiro (segunda-feira)

Eduardo Wagner

Áreas resolvem problemas

Luciano Castro

Problemas de Olimpíada na sala de aula

 

23 de janeiro (terça-feira)

Paulo Cezar

Probabilidade: é equiprovável ou não?

José Pastore

Desigualdade isoperimétrica

 

24 de janeiro (quarta-feira)

Ivail Muniz

Quer pagar quanto? Quer pagar quando?
A saga das parcelas iguais

Carlos Nehab

Problemas de contagem de A a Z

 

25 de janeiro (quinta-feira)

Pedro Malagutti

Mágica e dedução na sala de aula

Ledo Vaccaro

Paralelismo e perpendicularismo no plano e no espaço

 

26 de janeiro (sexta-feira)

Avaliação presencial

09:00 às 10:30

Obs: Somente para os professores com inscrição na modalidade 2.

Respostas das perguntas

11:00 às 12:00

 

Outras Informações:

– De segunda a quinta, 02 aulas serão disponibilizadas às 09h no YouTube do IMPA: https://www.youtube.com/user/impabr

– Diariamente, às 09h, horário de Brasília, será enviada a lista de exercícios e o formulário de respostas para o e-mail cadastrado no sistema. O formulário deverá ser respondido dentro de 24h, horário de Brasília, de cada dia. Esta resposta contará como presença e, logo, emissão de certificado.

– Caso algum aluno tenha dúvidas sobre as disciplinas, ele deve enviar as perguntas até 5ª feira 25/01/2024 às 14h para que os professores analisem. As perguntas selecionadas serão respondidas na sexta-feira, dia 26/01.

Material didático:

Eduardo Wagner – Áreas resolvem problemas

Exercícios

Luciano Castro – Problemas de Olimpíada na sala de aula
Exercícios

Paulo Cezar – Probabilidade: é equiprovável ou não?
Exercícios

José Pastore – Desigualdade isoperimétrica
Exercícios

Ivail Muniz – Quer pagar quanto? Quer pagar quando?
A saga das parcelas iguais
Exercícios

Carlos Nehab – Problemas de contagem de A a Z
Exercícios

Pedro Malagutti – Mágica e dedução na sala de aula
Exercícios

Ledo Vaccaro – Paralelismo e perpendicularismo no plano e no espaço.
Exercícios

 

Por: Karolynne Sodré



Últimas Postagens