Uema realiza outorga de grau para concludentes do Programa Ensinar Polo Zé Doca
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 8 de novembro de 2023
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na noite desta terça-feira (07), a cerimônia de outorga de grau dos concludentes do Programa Ensinar Polo Zé Doca, programa que objetiva formar professores para o exercício da docência na Educação Básica, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade maranhense.
A outorga foi concedida aos 25 formandos dos cursos de História Licenciatura e Pedagogia Licenciatura do Polo Zé Doca. Para compor a mesa, as professoras Maria Goretti Carvalho, Coordenadora Geral do Programa Ensinar, e a professora Elijames Moraes dos Santos, Diretora do Campus Uema Zé Doca, enfatizaram em seus discursos a importância da busca pela formação acadêmica pelos alunos que ali, se tornavam professores da educação básica.
“Nossos formandos e formandas têm uma particularidade, a maioria já atua na educação, seja como professor, seja em cargo técnico, mas todos já estão no mercado de trabalho ou encaminhados à pós-graduação, á carreira acadêmica. Amanhã pela manhã, vocês retornaram para seus postos de trabalho transformados pelo conhecimento acadêmico. É maravilhoso e emocionante ver os sorrisos no olhar de cada um de vocês, de seus familiares e amigos. Vocês são o que nos orgulha de ser Uema”, discursou a professora Elijames dos Santos.
“Gosto de ser espontânea ao discursar em cerimônias como essa, e para mim, gosto de sentir a movimentação das pessoas, a energia delas, para que assim seja possível que eu diga algo que possa ser sentido por aqueles que vieram prestigiar o evento. Tudo isso faz parte da história de cada um de vocês, que fez com que vocês construíssem uma morada de conhecimento aqui na Universidade Estadual do Maranhão. Não foram poucas as dificuldades enfrentadas por cada um de vocês, tivemos o período pandêmico que infelizmente acabou deixando a caminhada ainda mais complicada, mas vocês venceram cada um desses obstáculos para estar aqui hoje, vocês conseguiram, vocês são guerreiros!”, celebra a professora Maria Goretti.
Ynara Cristiane Cabral Costa, do curso de história, foi a oradora oficial dos concludentes, e em seu discurso, enfatizou o papel da Uema na construção de seus sonhos. “Quero agradecer a Universidade Estadual do Maranhão, citando um pensamento do saudoso Rubem Alves: ‘Há escolas que são gaiolas, há escolas que são asas’. E realmente, a Uema nos deu asas, com esse projeto investido nessa modalidade de ensino aos finais de semana, de forma flexível e abrangente”, enfatiza a formanda.
Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Wanessa Dias