Uema forma 72 professores pelo Programa Ensinar no Polo Icatu
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de novembro de 2023
Na noite dessa quinta-feira (16), a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa Ensinar Formação de Professores, realizou a cerimônia de Colação de Grau dos formandos da cidade de Icatu.
Durante o evento, familiares, convidados, gestores públicos municipais e membros da comunidade acadêmica puderam presenciar a outorga de grau concedida a 72 novos profissionais das áreas de Geografia Licenciatura, História Licenciatura e Pedagogia Licenciatura.
A coordenadora geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante, expressou que esse momento é de gratidão e de reconhecimento por todo esforço e parcerias para o alcance do diploma de nível Superior.
“Sem dúvida, chegar à escrita desta página da Outorga de Grau não ocorreu na solidão da ilha, mas do desembarque de muitos na paisagem que contornou uma passagem. Parabéns a todos e todas que estão concluindo uma das etapas mais importantes de suas vidas e preservem a lealdade pela ciência e pela profissão de professor/professora que cada um escolheu”, disse.
Já a secretária de Educação de Icatu, Heloide Barbosa, enalteceu a parceria entre a gestão municipal e a Uema em prol do Ensino Superior.
“Essa cooperação entre a prefeitura e a Uema, por meio do Programa Ensinar, em nosso município tem feito total diferença nas vidas dos nossos jovens. O compromisso com a educação é o compromisso com o futuro. Desejo a todos formandos que continuem se dedicando, sendo exemplos, e espero vê-los em sala de aula. Parabéns!”, comentou.
A cerimônia também contou com a entrega de títulos de Mérito Acadêmico aos concludentes de cada curso que obtiveram melhor desempenho acadêmico durante a graduação.
Os formandos que receberam o Mérito Acadêmico foram: Damiana Viana dos Santos, do Curso de Geografia, Nataliane dos Santos Almeida, do curso de História; e Rosiane Santos Pestana, do Curso de Pedagogia.
Para o formando do curso de Pedagogia e orador oficial representando os estudantes, Sebastião da Silva Oliveira, a colação de grau é a representação de dever cumprido.
“Hoje somos pessoas completamente diferentes. Nada foi fácil e aprendemos que nada será. Aprendemos que devemos fazer valer a nossa voz e que, sem esforço, não conseguimos realizar nossos sonhos. Estamos nos despedindo com a certeza de dever cumprido. Temos ainda muito a conquistar e este é o momento de comemorarmos nossa vitória que, certamente, abrirá portas para uma importante etapa de nossas vidas”, discursou.
Por Débora Souza
Fotos: Wanessa Dias/Ensinar