Uema celebra destaque dos Cursos de Direito, Campus São Luís e Bacabal, obtendo nota 4 no ENADE 2022

Por em 1 de novembro de 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2022, e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem motivos para comemorar. Os cursos de Direito oferecidos pela instituição, Campus São Luís e Campus Bacabal, obtiveram a nota 4, destacando-se como referências de excelência no ensino superior no estado.

O ENADE é uma avaliação realizada periodicamente pelo Inep para mensurar a qualidade dos cursos de graduação no Brasil, considerando critérios como o desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica e outros aspectos relevantes. As notas variam de 1 a 5, sendo 5 a pontuação máxima que indica excelência.

Em 2022, foram avaliados 26 cursos, sendo 13 bacharelados e 23 tecnólogos.

Cursos de Direito em destaque

Os cursos de Direito, tanto em São Luís quanto em Bacabal, demonstraram comprometimento com a formação de profissionais capacitados e qualificados para o mercado de trabalho. A conquista da nota 4 no Enade é um reflexo da dedicação dos alunos e dos esforços dos professores, bem como dos investimentos da UEMA na melhoria constante do ensino.

O reconhecimento no Enade 2022 é motivo de orgulho para a Universidade e demonstra que a instituição está no caminho certo na busca pela excelência acadêmica. Além disso, esse desempenho é um incentivo para a instituição continuar investindo em pesquisa, inovação e formação de profissionais qualificados.

Para a diretora do Curso de Direito de São Luís, Gisele Neves, “o resultado apresentado nos deixa muito feliz, confirma que estamos certos quanto ao caminho para o sucesso. Os nossos concludentes demonstraram que desenvolveram as competências e habilidades previstas para sua formação geral e profissional, estão aptos a contribuírem positivamente com a realidade maranhense, brasileira e até a mundial. Sem dúvida o alinhamento de todo corpo acadêmico contribuiu para o êxito. Parabéns a todos e sigamos firmes e com fé”.

A diretora do Campus Bacabal, Rose Mary Soares destacou: “É com grande satisfação que compartilhamos a notícia que o Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Bacabal, obteve o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Cursos de Graduação – ENADE. Este conceito é o reflexo do esforço, comprometimento e dedicação de acadêmicos, professores e equipe gestora na busca constante por resultados positivos nas avaliações do curso. Estamos de parabéns por esta grande conquista e vamos continuar trabalhando juntos para alcançar novos patamares de excelência”.

Por: Karla Almeida