Uema Campus Balsas recebe Grupo Inpasa e empresários para discutir sobre implementação de filial do Grupo no município


Por em 28 de novembro de 2023



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Balsas, recebeu nesta terça-feira (28), em seu auditório, a Indústria Paraguaya Alcoholes S.A (Inpasa), em parceria com o Governo do Maranhão e a Prefeitura de Balsas, acompanhada de empresários e executivos de instituições de segmentos produtivos da região de Balsas, do Maranhão e de estados vizinhos, como o Tocantins e o Piauí, para discutirem o início da instalação de mais uma filial da indústria Inpasa Brasil.

O propósito do encontro foi apresentar o potencial de oportunidades de negócios, as demandas e os desafios para a implementação desse projeto. Os palestrantes demonstraram a necessidade de capacitação em cursos como Bloqueio de energias, Socorristas, Direção Defensiva Teórica, Prática de Veículos Leves, Prática de Veículos Pesados, MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, BPF – Boas Práticas de Fabricação, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Plano de Atendimento Ambiental, Procedimento de Potabilidade, entre outros. 

As demandas de compras que abarcam os segmentos de negócios e atividades vinculadas às cadeias de fornecimento da Inpasa Brasil foram caracterizados em 10 segmentos de negócios e mais de 76 atividades vinculadas a esses segmentos, tais como manutenção veicular, insumos e materiais, transportes e logística, elétrica, manutenção, mecânica veicular, com 15 atividades principais, dentre elas, engenharia, construção civil, serviços de TI, alimentação, internet, gestão de resíduos, hidroviário, segurança patrimonial, etc. 

A projeção estimada de empregabilidade por área foi, em Administração (101), Comercial (15), Comercial de Etanol (1), Frota (12), Logística (1), Manutenção Industrial (121), Obras Civis (51), Operações (123), processo industrial (116), perfazendo um total de 541 empregos. 

A empresa apresentou uma perspectiva de mais de 2 mil funcionários, mais de 350 empregos diretos na área de engenharia, projetos, operação, produção e administração. Há ainda uma grande cadeia de empregos indiretos, com a movimentação de mais de 500 caminhões por dia, com geração de renda para a educação, hotéis, restaurantes, mercados, suprimentos para veículos, entre outros.

A Inpasa assinalou como grandes desafios desenvolver o cultivo de segunda safra de outras culturas (sorgo), fomento ao uso de proteína vegetal provenientes de transformação de vegetais, desenvolvimento de cadeia de fornecimento de biomassa, estímulo ao consumo de etanol no estado e desenvolvimento de toda a cadeia de suprimentos e de mão de obra. 

O investimento estimado é de 1,2 bilhões na primeira fase e 2,5 bilhões na fase de implementação, e um processamento de 1 milhão de toneladas de cereais. Todas essas oportunidades de negócios foram recebidas com muito otimismo pelo público presente.  

A Uema se fez presente, em sintonia com o Governo do Estado do Maranhão, com políticas de transformação socioeconômica do sul do Maranhão. A Diretora do Campus Balsas da Uema, Prof.ª Maria Célia Dias de Castro, estabeleceu contato com a Diretora de Recursos Humanos, Yasmin Araújo, com o propósito de verificar possibilidades de inovação na oferta local dos cursos de modo a atender proativamente às demandas desse mercado de trabalho que ora desponta.

Por: Uema Campus Balsas

Fotos: Uema Campus Balsas

 

 



Últimas Postagens