Professor da Uema recebe medalha da Academia Maranhense de Letras

Por em 10 de novembro de 2023

Uema em destaque! Aconteceu na noite da última quinta-feira(09), na Academia Maranhense de Letras, a solenidade de posse do advogado Alexandre Lago em uma das cadeiras da entidade e durante a cerimônia o professor da Uema, Iran Passos foi distinguido com a Medalha do Bicentenário de Gonçalves Dias.

A Medalha do Bicentenário de Gonçalves Dias é oferecida às pessoas e instituições que contribuíram com o Ano Gonçalvino, alusivo aos 200 anos de nascimento do maior poeta brasileiro. Apenas um professor da Uema foi honrado com a medalha, o reitor Walter Canales, e agora professor Iran dos Passos, do Departamento de Letras do CECEN/UEMA.

“A outorga da Medalha do Bicentenário de Gonçalves Dias tem uma dimensão institucional e não apenas individual, neste sentido, ela constitui o reconhecimento da Academia Maranhense de Letras ao protagonismo da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA nos campos da Educação e da Cultura. Evidência disto é a participação da UEMA nos eventos alusivos aos 200 anos de nascimento de Gonçalves Dias, seja com palestras, seja com a publicação de livros importantes do maior poeta brasileiro, nascido no Maranhão, como “Gonçalves Dias”, de Antônio Henriques Leal, e “Todos os cantos”, uma coletânea dos poemas do escritor maranhense. Nesse contexto, a Medalha que recebo é que já foi concedida ao reitor Walter Canales, contempla todos os que fazem da Uema a uma das mais importantes instituições de ensino superior no país”, afirmou o professor.

O Presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo não poupou palavras ao falar do professor da Uema que foi agraciado com a medalha. ” É uma honra para nós da Academia, conferir a medalha do Bicentenário de Gonçalves Dias ao professor Iran, que nos ajudou muito, principalmente na preparação de dois livros importantes. Essa é uma verdadeira cooperação entre a Academia Maranhense de Letras e a Uema”.

O evento também contou com a presença do vice-reitor da Uema, Profº Paulo Catunda, que parabenizou o trabalho e reconhecimento do professor Iran Passos. ” Hoje estamos aqui para prestigiar o professor Iran que recebeu esse prêmio tão importante, isso é um orgulho para a Universidade Estadual do Maranhão já que um momento como esse agrega muito valor para a nossa instituição. Esperamos que não só ele, mas que outros professores também possam ser agraciados com esse reconhecimento.”, afirmou o vice- reitor.

Por: João Gabriel Costa