Com obras na entrada da Cidade Operária, candidatos do Paes 2024 em São Luís devem garantir antecedência

Por em 24 de novembro de 2023

Os candidatos do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2024) que farão prova no Campus Paulo VI, em São Luís, neste domingo (26) devem estar atentos às alterações no trânsito na Avenida 203, que dá acesso à universidade, no bairro Cidade Operária.

A intervenção faz parte de serviços de requalificação asfáltica que estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que compreende o trecho do São Cristóvão até a Cidade Operária.

No primeiro momento, a SMTT informou que fez uma interdição na rotatória, em frente à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no sentido Centro-bairro. Com isso, o trânsito está temporariamente em sentido duplo, pela Avenida 203, utilizada para sair do bairro. Agentes de trânsito foram colocados em pontos fixos, para orientar condutores e pedestres, além de disciplinar o trânsito na região.

Horário da prova

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados, pontualmente, às 13h. Os candidatos poderão fazer as provas entre 13h30 e 18h30 (cinco horas de duração). O candidato deve comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora.

A prova contará com 60 questões de múltipla escolha e redação. As questões de Língua Portuguesa e Literatura, assim como a produção textual, terão como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias recomendadas como leitura obrigatória: Olhos D’água (Conceição Evaristo); Mar Morto (Jorge Amado); Primeiros Cantos (Gonçalves Dias).

Ao todo, 50.426 candidatos se inscreveram nesta edição, que terá 5.493 vagas ofertadas pelas duas instituições, sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da UemaSul.

Para o Paes 2024, a Uema anunciou quatro novos cursos de graduação: medicina, bacharelado, campus São Luís; meteorologia, bacharelado, também para o campus São Luís; fisioterapia, bacharelado, no campus Itapecuru-Mirim; e psicologia, bacharelado, no campus Coroatá.

As provas serão realizadas em 23 municípios maranhenses, que são as cidades onde existem campi da Uema e UemaSul: Açailândia (UemaSul), Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Estreito (UemaSul), Grajaú, Imperatriz (UemaSul), Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento, São João dos Patos, São Luís, Timon e Zé Doca.