Campus Balsas discute parcerias de trabalho com superintendente da Conab-MA

Por em 8 de novembro de 2023

O Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a visita, nessa terça-feira (7), do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-MA), Francisco Cisne, e do Secretário de Agricultura da Prefeitura de Balsas, Francisco Miranda, para discutir, junto com a diretora do Campus, professora Célia Leite, parcerias estratégicas relacionadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao curso de Agronomia.

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) é uma iniciativa que desempenha um papel crucial no combate à fome, no desenvolvimento da agricultura familiar, na promoção da segurança alimentar e no crescimento regional. Francisco Cisne, Superintendente da CONAB, deixou claro que a operacionalização do PAA é o “carro-chefe” da instituição, com um aporte financeiro de R$ 1 bilhão previsto para o próximo ano. Além disso, ele destacou que o estado do Maranhão foi o segundo mais beneficiado com recursos, recebendo 9% do total, o que já gerou 21 milhões de reais em caixa, além de mais 20 milhões programados para o próximo mês.

O Superintendente enfatizou que as políticas agrícolas do Governo Federal estarão fortemente direcionadas para a produção de alimentos básicos, como arroz e feijão, ambos com um grande potencial produtivo no sul do estado. Essa abordagem visa garantir o abastecimento desses itens essenciais na mesa dos brasileiros.

A aproximação da CONAB com a Uema, em Balsas, é vista como uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de trabalhos que beneficiarão tanto os pequenos e médios produtores quanto os estudantes do curso de Agronomia. Isso inclui a colaboração em levantamentos de logística, boletins de safra e outras atividades que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento das culturas agrícolas, fundamentais para o Programa de Aquisição de Alimentos.

O professor do curso de Agronomia, Alaécio Pinheiro dos Reis, ressaltou a importância dessa cooperação técnica, afirmando que “vejo que há grande relevância no sentido de haver cooperação técnica entre CONAB e UEMA Balsas, principalmente no compartilhamento de informações técnicas sobre o agronegócio, com foco na agricultura familiar e no crescimento e desenvolvimento de culturas, que são parte integrante do Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal”.

A professora Leandra Matos Barroso também enfatizou a relevância dessa parceria, destacando que “o Programa de Aquisição de Alimentos desempenha um papel fundamental no combate à fome, no fortalecimento da agricultura familiar, na promoção da segurança alimentar e no desenvolvimento regional. Ele é uma ferramenta valiosa para criar benefícios tanto sociais quanto econômicos. Essas parcerias entre o curso de Agronomia e o Programa de Aquisição de Alimentos não apenas promovem o desenvolvimento rural e a segurança alimentar, mas também proporcionam uma experiência enriquecedora para os estudantes, que podem aplicar seu conhecimento de forma prática e impactante. Além disso, elas contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”.

Essa parceria entre a Uema Balsas e a CONAB promete trazer benefícios significativos não apenas para a região, mas também para o país como um todo, ao fortalecer a produção de alimentos essenciais e apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar.