Alunos de Direito e Relações Internacionais fundam Liga Acadêmica Interdisciplinar em Direitos Humanos

Por em 29 de novembro de 2023

Acadêmicos dos cursos de Direito e Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) fundaram, oficialmente, nessa terça-feira (28), a Liga Acadêmica Interdisciplinar em Direitos Humanos. A iniciativa foi apresentada no auditório do Centro Caixeiral, onde os alunos desses cursos estão tendo aula desde agosto de 2023, no Centro de São Luís.

A liga conta com assessores, incluindo discentes da pós-graduação em Direitos Humanos da Uema, bem como docentes e pesquisadores do Centro de Investigação Global/Cigg da Universidade de Salamanca. A presença de membros do Sistema de Justiça e do Poder Executivo, juntamente com representantes de programas de pós-graduação do Maranhão, destaca o apoio institucional à iniciativa.

A Liga Acadêmica visa promover uma abordagem interdisciplinar na compreensão e promoção dos Direitos Humanos, unindo conhecimentos teóricos e práticos. A parceria entre estudantes, pesquisadores e profissionais do campo destaca a natureza colaborativa e a abertura a diversas perspectivas.

A presença de membros do Sistema de Justiça e do Poder Executivo na fundação da Liga destaca a importância do engajamento da sociedade civil e do setor público na promoção e defesa dos Direitos Humanos. Essa aliança entre academia e atores sociais fortalece a capacidade de impacto da liga na formulação de políticas públicas e no fortalecimento do respeito aos direitos fundamentais.

O evento marca não apenas a criação de uma liga acadêmica, mas o estabelecimento de uma plataforma que transcende fronteiras institucionais, promovendo a interação e colaboração entre diferentes esferas do conhecimento e da prática social. Este é um passo significativo para o avanço dos estudos e ações em prol dos Direitos Humanos no Maranhão, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.