Uema participará de minicurso sobre anfíbios e répteis para professores da rede pública

Por em 9 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Grupo de Estudos Herpetológicos – Uema, está representando o Maranhão no evento nacional “Minicurso – Anfíbios e Répteis: Conhecer para preservar”. O evento, coordenado pela Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH), visa promover o conhecimento e a conservação desses animais.

O minicurso será realizado no dia 21 de outubro de 2023 (sábado) e terá uma duração de 8 horas. Seu público-alvo são os professores da rede pública de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, um grupo fundamental para disseminar informações sobre a importância da preservação desses animais e seus habitats.

O evento conta com a colaboração do pesquisador Dr. Caio Vinícius de Mira-Mendes, juntamente com professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Uema. Juntos, eles oferecerão uma rica experiência de aprendizado, compartilhando informações sobre a história natural, comportamento, ocorrência e morfologia de anfíbios, serpentes, lagartos, tartarugas e jacarés.

O objetivo do minicurso é desmistificar esses animais, que frequentemente são alvo de folclores e preconceitos infundados. Além disso, os participantes receberão orientações sobre como lidar com encontros inesperados com serpentes e aprenderão sobre suas características distintas.

O evento tem um alcance nacional, com a participação voluntária de pesquisadores e estudantes de pós-graduação de instituições de ensino superior e museus de 42 cidades de todas as regiões do Brasil. Essa colaboração diversificada promete enriquecer o conteúdo do minicurso.

No total, serão disponibilizadas 60 vagas para o minicurso. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial da Sociedade Brasileira de Herpetologia. Todos os professores inscritos receberão um certificado de participação assinado pela SBH e pela Secretaria de Educação de suas respectivas cidades.

Este evento é uma oportunidade imperdível para educadores que desejam adquirir conhecimento valioso sobre anfíbios e répteis, bem como para aqueles que desejam contribuir para a preservação dessas espécies e seus habitats. Não perca a chance de participar e fazer a diferença na conservação da fauna brasileira.

Para mais informações sobre o minicurso, acesse o link: https://sbherpetologia.org.br/blog/sbh-promove-mini-curso-para-professores-em-outubro

Para inscrições, utilize o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecRzwfSDSRcv2m1FAchWbjVhsl5zVcev2tcjxPaP4Fo_tsmw/viewform

Por: Karla Almeida