Universidade Estadual do Maranhão inaugura Laboratório de Cultura de Tecidos

Por em 24 de outubro de 2023

Na manhã desta terça-feira (24), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebrou a abertura do tão aguardado Laboratório de Cultura de Tecidos (LCT). O evento contou com a presença do reitor da UEMA, Prof° Walter Canalles, e do Vice-reitor, Prof° Paulo Catunda, bem como outras autoridades acadêmicas e convidadas.

O Laboratório de Cultura de Tecidos da Uema, um projeto que teve início em 2018 graças ao empenho de professores e alunos, representa um marco na pesquisa científica da universidade.

O LCT desenvolve atividades de pesquisa na área de Propagação in Vitro de plantas, faz a promoção da participação ativa dos estudantes em projetos práticos e a realização de workshops, palestras e cursos para capacitar seus membros, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, abordando os temas de pesquisa desenvolvidos no laboratório.

Tais pesquisas resultam de investigações em diversos níveis acadêmicos, incluindo PIBIC’s, TCC’s, dissertações de mestrado e teses de doutorado dos programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Agricultura e Ambiente.

O Laboratório de Cultura de Tecidos, por sua natureza multiusuário e abrangência em diversas áreas do conhecimento agronômico, representa um avanço significativo na capacidade de pesquisa da Uema e promete contribuir de maneira substancial para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Maranhão.

Por: João Gabriel Costa