Uema viabiliza divulgação do prognóstico climático trimestral realizado pelo NUGEO/Uema


Por em 7 de outubro de 2023



                       

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO/Uema), divulgou formalmente nesta sexta-feira (06), os resultados do prognóstico climático trimestral, que explora as implicações das mudanças climáticas no Maranhão.

Na reunião estavam presentes o reitor da Uema, Prof. Walter Canales, e vice-reitor, Prof. Paulo Catunda, além de meteorologistas e demais pesquisadores do Núcleo de Geoprocessamento. Durante a reunião, o meteorologista Hallan Cerqueira, do Núcleo de Geoprocessamento da Uema, apresentou um estudo detalhado sobre as mudanças climáticas previstas para a região nos próximos meses.

                         

O estudo é fundamental para especialistas e autoridades colaborarem em estratégias proativas para enfrentar os desafios das variações climáticas. O prognóstico mostra que as previsões não são favoráveis para a agricultura devido o fenômeno do El Niño, que afeta o estado do Maranhão, impactando os padrões de chuva e temperatura. 

“Infelizmente, a previsão climática para os próximos meses não é favorável. Nosso estado está enfrentando chuvas abaixo do normal e há uma perspectiva de agravamento das secas devido ao fenômeno do El Niño”, alertou Cerqueira.

O prognóstico climático trimestral é um estudo realizado pelo Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão há cerca de 20 anos. O relatório era devidamente encaminhado para das secretarias de governo responsáveis por assegurar que os resultados das análises realizadas pudessem ser revertidas em ações de segurança pública, para alerta de enchentes, secas, risco de queimadas, entre outras. Esta é a primeira vez que o NUGEO trabalha uma maneira de compartilhar as informações obtidas pelo prognóstico de uma forma mais didática com não apenas a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade civil.

“Vivemos em um período onde as informações chegam em grande volume e com uma rapidez excardinaria, portanto, foi uma decisão que tomei para podermos transformar esse material em algo mais didático para a sociedade civil, observar a nossa universidade, os nossos profissionais, nossos pesquisadores como fonte confiável para se adquirir informações acerca do clima, assim como posteriormente sobre outras áreas”, comenta o reitor da Universidade Estadual do maranhão, Prof. Walter Canales.

Para ter acesso ao prognóstico climático trimestral na íntegra, acesse: https://www.nugeo.uema.br/?p=51460

Por: Gabrielle Siebra 

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens