Uema vem alcançando de forma significativa as metas de Mestres e Doutores no Plano Estadual de Educação no Maranhão

Por em 30 de outubro de 2023

No cenário da educação no Estado do Maranhão, o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação (PEE), instituído pela Lei 10.099 de 2014, é uma prioridade. Dentre as diversas metas delineadas no PEE de 2014, a Meta Nº 15 destaca-se como um indicador fundamental para o desenvolvimento acadêmico da região: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 100 mestres e 20 doutores.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), como uma instituição de ensino superior comprometida com o desenvolvimento acadêmico, desempenha um papel fundamental no cumprimento dessa meta. Nos últimos anos, a Universidade tem investido significativamente na expansão de cursos de pós-graduação stricto sensu, o que resultou em um aumento no número de mestres e doutores titulados no Estado.

No período entre 2017 e 2023, a Uema conferiu um total de 1.110 títulos de mestre e 56 de doutor, demonstrando o comprometimento da instituição com a formação continuada e a pesquisa de alto nível. Esses números refletem o impacto positivo da expansão da oferta de cursos de mestrado e doutorado na universidade.

Os números se destacam quando observamos o crescimento constante da política de formação continuada, conforme indicado abaixo:

Número de Mestres e Doutores Titulados pela Uema (2017-2023)

Em relação às titulações em nível de mestrado, é importante destacar que a recente aprovação de novos cursos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abrirá portas para um crescimento adicional nesse indicador. As projeções baseadas no atual número de alunos matriculados apontam para um aumento substancial na titulação de mestres, como demonstra a tabela:

No que diz respeito às titulações em nível de doutorado, embora apenas dois programas tenham formado doutores até 2022, os demais programas aprovados recentemente pela CAPES têm registrado um aumento significativo no número de matriculados. Isso sinaliza um crescimento nos próximos anos, conforme ilustrado na tabela:

Em conclusão, os números apresentados pela Universidade Estadual do Maranhão refletem seu papel fundamental no cumprimento da Meta 15 do Plano Estadual de Educação. Apesar dos desafios causados pela pandemia, a Uema demonstra crescimento nesse indicador, com projeções de números ainda maiores, apoiadas pelo aumento do número de alunos matriculados.

Além disso, como parte de sua política de ampliação da oferta de pós-graduação, a Uema           encaminhará à CAPES, entre os meses de outubro e novembro de 2023, nove propostas de novos cursos (seis de mestrado e três de doutorado). Essa iniciativa aponta para projeções ainda mais promissoras de titulação de mestres e doutores no Estado do Maranhão, consolidando o compromisso do estado com a excelência acadêmica e o desenvolvimento educacional.

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio de suas ações e conquistas, desempenha um papel fundamental na construção de um futuro acadêmico para a região e na realização das metas ambiciosas do Plano Estadual de Educação. A instituição continua a contribuir de maneira essencial na formação de mestres e doutores que colaborarão para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Maranhão.

Por: Karla Almeida