Uema renova acordo de cooperação com Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares


Por em 30 de outubro de 2023



                       

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), assinou nesta segunda-feira (30), a renovação do de Cooperação Técnica, Cultural e Científica com a Academia Maranhense de Letras, Ciências e Artes Militares (AMCALM). O objetivo é desenvolver um conjunto de ações de mútuo interesse, por meio do intercâmbio de informações, da troca de experiências e de conhecimentos técnicos e acadêmicos, organização de eventos, produção técnico-científica e outras atividades correlatas.

“Conseguimos perceber com notoriedade o sucesso de um acordo como esse quando estamos aqui novamente para renová-lo. Renovar este acordo significa prosperidade nos âmbitos literários aqui do estado do Maranhão e consequentemente na geração de conhecimento científico, o qual é o que produzimos aqui na Universidade Estadual do Maranhão”, diz o reitor da Uema, professor Walter Canales. 

“A Academia Maranhense de Letras, Ciências e Artes Militares, precisa estar aliada a instituições fortes e sérias, assim como a Uema, uma vez que integra uma plêiade de acadêmicos, que tem buscado atingir seus objetivos estatutários e regimentais, o qual é o objetivo social e o apoio ao desenvolvimento cultural”, comenta o Presidente da AMCLAM, Carlos Augusto Furtado.

                       

História da AMCALM

Fundada em 31 de maio de 2018, com a presença de 22 escritores, pesquisadores, cientistas sociais e artistas no templo do Brigadeiro Falcão — Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, nasceu a AMCLAM, Academia Maranhense de Letras, Ciências e Artes Militares. 

Com experiências bem-sucedidas, o ideário em criar um sodalício literário no Maranhão, especificamente composto de policiais e bombeiros militares, bem como personalidades naturais que com a PMMA e CBMMA possuíam estreitos laços fraternos, foi se fortalecendo. Desta forma, aqueles que possuíam habilidades como escritores, somados aos mestres e doutores acadêmicos, foram sendo sondados objetivando ao lançamento de mais uma notável experiência, a criação de uma Academia Maranhense de Letras e Ciências. 

Por: Gabrielle Siebra

Foto: Rafael Carvalho



Últimas Postagens