Uema realizou a abertura da X Semana Acadêmica das Ciências Agrárias

Por em 30 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), deu início, na manhã desta segunda-feira (30), no Campus Paulo VI, a X Semana Acadêmica das Ciências Agrárias com o tema “Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade da Produção Agropecuária”.

As mudanças climáticas tornaram-se um dos maiores desafios para ser superado na esfera rural em busca do desenvolvimento sustentável. As consequências dessas mudanças podem afetar não apenas a produtividade no campo, mas também o bem-estar da humanidade que depende dos ecossistemas. Analisar as causas dos impactos proporciona uma visão sistêmica dos fatores e isso ajuda a entender e modificar as ações prejudiciais e criar possíveis soluções de reparação ambiental que mantenha altos índices de produção.

De acordo com o reitor da Uema, Walter Canales “tenho certeza, que temos hoje as Ciências Agrárias como um expoente da Uema nas áreas do conhecimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Esse evento é para universidade e para fora da universidade. Essa temática é de extrema relevância e tem que estar presente aqui dentro da universidade, tem que estar presente nos estudos dos nossos pesquisadores e todos os assuntos correlatos que vão também contemplar o campo da área de sustentabilidade. Desejo que tenham um grande evento e que aproveitem, pois como a professora Ana Maria colocou houve um grande esforço de toda equipe para que fosse possível esse momento. Então, professoras e professores, desejo que tudo transcorra bem e que todos aproveitem que ao final saiamos daqui mais fortes dentro dessa temática”.

O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda enfatizou que o tema da X Semana não pode sair do debate das Ciências Agrárias. “É muito importante estarmos hoje aqui reunidos tratando desse tema, pois é com esses eventos e com essa troca de conhecimentos que conseguimos ver nosso Centro mais forte, convergindo cada vez mais para que a gente fortaleça também nossas pesquisas. Só assim conseguiremos avançar cada vez mais”, pontuou.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias, Ana Maria Araújo destacou “todo esse evento a gente faz para vocês, alunos. Eu gostaria de agradecer, a todos vocês que se fazem presentes aqui hoje, que vão passar esses três dias discutindo um pouquinho sobre o tema escolhido que foi Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade na Produção Agropecuária. A gente entende que é um tema muito atual, que vem sendo cada vez mais discutido. Todo ano temos um contexto diferente, uma abordagem diferente em relação a essa questão e que apesar de estar sendo discutido há algum tempo, é de extrema importância no que diz respeito à vida do planeta para as próximas gerações. Então, entendemos que nós das Ciências Agrárias estamos diretamente envolvidos com esse tema e que nossos alunos precisam tomar conhecimento disso, que saiam da faculdade com essa consciência, de que a gente produz, mas a gente precisa preservar o meio ambiente. A gente precisa produzir com sustentabilidade”.

O diretor administrativo e financeiro da FAPEMA, José Arnodson Coelho de Sousa, mencionou: “Quero parabenizar pelo tema que foi escolhido para esta Semana. Sei da dificuldade que existe em realizar um evento como este, porque convivi vários anos com essa luta. E, por isso, quero parabenizar todos os estudantes envolvidos, funcionários e, em destaque a professora Ana Maria. Aqui, eu finalizo com uma mensagem, de que as portas da FAPEMA estão abertas, para que a gente possa continuar investindo nas nossas linhas de ações, com mais tecnologia, mais inovação e com a popularização da Ciência”.

A palestra de abertura intitulada “O desafio da sustentabilidade na Produção Agropecuária” foi proferida pelo Chefe-Geral da Embrapa Cocais, Marco Aurélio Delmondes Bomfim.

A Semana Acadêmica das Ciências Agrárias é um evento anual, já consolidado que nasceu da junção das semanas dos Cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia após discussão e deliberação nas reuniões do Conselho do Centro de Ciências Agrárias e Órgãos Colegiados Superiores da Uema.

O evento será realizado até a próxima quarta-feira (01) e contará com palestrantes renomados de diversas áreas das Ciências Agrários e minicursos. Tem como objetivo oportunizar a disseminação de conhecimentos entre docentes, pesquisadores, discentes e profissionais oriundos de diferentes partes do Brasil e possibilitar aos graduandos da área das Ciências Agrárias a ampliação de conhecimentos e a inserção de redes de contatos, o que contribuirá para sua formação profissional para fins de atender as expectativas do mercado, tendo estes ao decorrer do curso uma formação generalista no setor agrário, com fins de atuar em prol do desenvolvimento das áreas rurais.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho