Uema completa pódio na premiação de ciências exatas e da terra na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Imperatriz
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 24 de outubro de 2023
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), fez-se presente na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Imperatriz, evento este que aconteceu durante os dias 16 a 20 de outubro abordando o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, com o intuito de promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população.
O tema da semana tem o objetivo de demonstrar sua importância e potencial na preservação dos recursos naturais, por meio da aplicação dos seus 29 conhecimentos fundamentais associados à natureza, matemática e humanidade. As Ciências Básicas têm uma contribuição importante para a implementação do Desenvolvimento Sustentável por oferecer formas essenciais para os desafios que acometem como exemplo no meio ambiente e assim garantir para a população do nosso planeta avanços tecnológicos, políticos, sociais e humanos.
A Uema apresentou um estande com a Agência de Inovação, Empreendedorismo e Relações Institucionais (MARANDU); projetos e campanhas do Campus Itapecuru Mirim; Experiências exitosas de projetos do Centro de Ciências Agrárias; Exposição da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA); Apresentação da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE); Startup Palm Tech Biomantas (CECEN); Otimização de localização de aterros sanitários em duas regiões no estado do Maranhão (CCT).
Durante cinco dias repletos de conferências, mostras científicas, palestras, workshops, exposições e atividades interativas para todas as idades, o evento contou com apresentações de projetos científicos que ao final do último dia de programação foram premiados seguindo os critérios de: originalidade e relevância, metodologia, resultados, discussão e comunicação. Na área de Ciências Exatas e da Terra, a Universidade Estadual do Maranhão completa o pódio da premiação, ficando nas três primeiras colocações, além de também levar 2º lugar na área de Ciências da Saúde.
Confira o pódio da Universidade Estadual do Maranhão:
Área de Ciências Exatas e da Terra:
1º Lugar: Análise Exploratória de Dados de Precedentes Qualificados: estudo de caso do TJMA – Aluna: Aline Mariana
2º Lugar: Análise e Coleta de Dados para Cálculo de Risco Biológico a partir do Volume de Água de Lastro – Aluno: Nilson Lucas
3º Lugar: Relatório Analítico para Exportação de dados de Processos Sobrestados: estudo de caso do Tribunal de Justiça do Maranhão – Aluna: Hévila Freitas
Área de Ciências da Saúde:
2º Lugar: Classificação E Seleção De Características Para A Geração De Morfologias Neuronais – Por: Prof. Me. Jacob Júnior
Para a aluna Aline Mariana Silva, do curso de Engenharia da Computação do 10º período, vencedora do 1º Lugar na área de Ciências Exatas e da Terra com o trabalho “Análise Exploratória de Dados de Precedentes Qualificados: estudo de caso do TJMA”, a chave para a conquista foi a certeza de conhecer cada detalhe sobre o trabalho e assuntos que o relacionam.
“Eu me certifiquei de conhecer e entender completamente o meu trabalho em relação ao assunto envolvido. Isso incluía saber os detalhes técnicos, e ser capaz de explicá-lo de uma maneira que uma pessoa leiga pudesse entender, já que o meu público era muito voltado a estudantes da rede pública e pessoas da comunidade e apresentar um trabalho de um tema tão específico e voltado para o âmbito jurídico, exigia de mim repensar nas formas de apresentar. Então a partir mais difícil da preparação foi isso e também o nervosismo. Porém, o feedback da comunidade em relação ao trabalho com entusiasmo e curiosidade me deixaram bem felizes”, comenta a aluna.
“Eu nem esperava ser premiada, foi uma grata surpresa. Mas, ganhar uma notoriedade com esse trabalho que visar almejar o desenvolvimento de ferramentas que tem como foco à eficiência e celeridade processual no âmbito do Poder Judiciário do nosso estado, me trouxe de a sensação dever cumprido, e de que o trabalho está no caminho certo. E ressalto um agradecimento aos meus mentores e professores Prof. Jacob e o Prof. Fabio e os demais integrantes da equipe do laboratório Lincprog, ao TJMA por sua colaboração e parceria nos trabalhos, a Uema por propiciar e disponibilizar meios de transporte, acomodação que viabilizaram a realização da apresentação”, finaliza a aluna.
Para o Prof. Jacob, que além de ser o mentor dos alunos durante as apresentações exitosas durante 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Imperatriz, também levou o 2º Lugar na premiação da área de Ciências da Saúde, com o trabalho intitulado “Classificação e Seleção de Características para a Geração de Morfologias Neuronais”, mesmo com uma preparação em uma corrida contra o tempo, a satisfação de carregar o nome da Uema em eventos tão importantes é motivo de orgulho.
“Ter representado a Uema e estar levando para casa essa quantidade de prêmios é sempre uma imensa satisfação, a gente observa o nosso trabalho ser reconhecido e principalmente, saber que esse trabalho de pesquisa está dando bons frutos e sendo reconhecido pela comunidade, não apenas a comunidade cientifica, mas, por todos os que estavam na feira e pararam para nos ouvir e entender um pouco sobre a importância daquilo que estávamos nos propondo a explicar dentro do nosso estudo. Além de ter um grande impacto social, no caso, por exemplo, da aluna Aline, que levou um estudo de caso do Tribunal de Justiça do Maranhão, sobre processos que estão sobrestados, ou seja, suspensos temporariamente ou parados na justiça, tenham uma tramitação feita da melhor maneira possível, que eles possam seguir adiante e serem resolvidos, logo, isso gera um impacto direto para a população com o resultado do trabalho” comenta o professor.
Por: Gabrielle Siebra