UEMA Campus Caxias e Serviço Social do Comércio realizam I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Bem-estar

Por em 9 de outubro de 2023

Aconteceu nos dias 5 e 6 no Campus Caxias (Morro do Alecrim e Anexo Saúde), o I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Bem-estar. O objetivo foi abordar questões essenciais à discussão, reflexão e valorização das PICs (Práticas Integrativas e Complementares) na concepção de cuidado e atenção ampliada em saúde. Estiveram presentes representantes de instituições que apoiaram o evento como a UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde) de Caxias.

Durante a programação foram apresentados e discutidos: os pressupostos teóricos e filosóficos das PICs; o histórico dessas práticas, como surgiram, o alinhamento de sua política no Brasil, e como isso se dá no Maranhão e os impactos sociais dessas terapêuticas na vida das pessoas, pois elas têm foco no cuidado humanizado e na formação de vínculos.

No primeiro dia, no Auditório Leôncio Magno, antes das atividades, o professor de Educação Física Amarildo Brasil realizou técnicas de alongamento e relaxamento. Em seguida houve uma Mesa de Diálogo. O assunto “Consulta Farmacêutica com Práticas Integrativas e Complementares” foi apresentado pela Profa. Dra. Denise Coutinho (UFMA): “Quando a prática é integrativa, você vê o paciente como um todo e a saúde integrativa pode ser feita pela medicina tradicional. Hoje o Ministério da Saúde autoriza a aplicação de 29 PICS no SUS. O paciente que passa por outros profissionais que não resolveram o problema é assistido por essas práticas. Numa consulta há uma metodologia em que é preciso ter empatia, se solidarizar com o paciente. As medicinas orientais dizem que 80% das enfermidades surgem em nossa cabeça”, explicou.

Patrícia Oliveira, da Coordenação de Assistência e Saúde do SESC no Maranhão, falou: “Foram organizados Mesas de Diálogos, painéis expositivos e oficinas. O objetivo das atividades é disseminar as informações acerca das Políticas Públicas relacionadas às PICS na perspectiva de cuidado ampliado em saúde. A proposta se alinha ao processo do SESC de inovação e promoção de saúde, qualidade de vida e bem estar. Agradecemos a parceria da UEMA para a realização deste evento”, destacou.

De acordo com ela, a Unidade do SESC em Caxias foi a primeira a oferecer oficinas de PICS, a nível elementar, para facilitar o acesso, por isso foi escolhida para sediar o Seminário. Ela citou os Circuitos Socioeducativos oferecidos pela instituição para as pessoas em vulnerabilidade social.

A professora Rosângela Almeida, diretora do Curso de Enfermagem da UEMA Caxias, se pronunciou: “Foram dois dias de muito aprendizado, trocas de experiências, por meio de debates, oficinas e exposição de trabalhos. Nossos alunos do Curso de Enfermagem puderam explanar relatos vivenciados por eles no campo das Práticas Integrativas. Eles também montaram stands destacando a importância e utilização das plantas medicinais e ações de adesão ao Outubro Rosa. Foi um espaço enriquecedor, científico, dinâmico e cultural. Seis relatos apresentados por eles receberam menção honrosa”, ressaltou.

Os relatos foram: “Utilização do suco da batata doce no alívio de dores estomacais referidas de gastrite leve”; “Musicoterapia no alívio do estresse”; “Experiência acerca da utilização da folha do tamarindeiro no tratamento de colesterol em níveis elevados”; “A Auriculoterapia no tratamento de depressão e ansiedade”; “Ozonioterapia no tratamento complementar de feridas crônicas em pacientes domiciliados”; “Uso de chás obtidos de plantas medicinais: a experiência na Atenção Primária à Saúde”.

A enfermeira Noelha Cunha, representante da Coordenação Básica da SEMUS de Caxias, se manifestou: “A Atenção Primária é o motorista que conduz os serviços de saúde no Brasil. Nosso país é pioneiro na Atenção Primária e na vanguarda das PICS. Numa UBS é preciso que fique uma equipe multiprofissional. As doenças crônicas são para a vida inteira, e isso pode ser feito com qualidade e o plano de cuidados tem grande possibilidade nas PICS. Com a aplicação dessas práticas o paciente se sente com autonomia, recebe um manejo mais adequado, reduzindo incapacidades, diminuindo custos. Precisamos educar os pacientes para essas terapias, pois o remédio sozinho não resolve. São práticas que estão em todos os níveis de atenção”, enfatizou.

Após a Mesa de Diálogos, foi oferecido um coffee break e uma atração cultural – o cantor Jonhny Casanova. No segundo dia foram realizadas oficinas no Anexo Saúde. Os Inscritos participaram das de Aromaterapia, Massoterapia, Ozônioterapia, Quiropraxia, Acupuntura, Reiki, Ioga e Meditação, Fitoterapia. No encerramento das atividades os participantes receberam certificados. Um Bumba –Meu- Boi foi a atração cultural.

Por: Emanuel Pereira