Uema anuncia Resultado Final dos Vestibulares ProfiTec e Ensinar Formação de Professores 2024

Por em 26 de outubro de 2023

Hoje (26), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Concursos e Seletivos (Sucons), divulgou o resultado final dos vestibulares do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) e do Programa Ensinar Formação de Professores 2024.

Mais 5.500 candidatos inscreveram-se nos seletivos para concorrer a 2.360 vagas ofertadas pelos programas especiais da Uema.

O ProfiTec ofereceu 400 vagas em cursos tecnólogos, enquanto o Programa Ensinar abriu 1.960 vagas em cursos de Licenciatura.

“Nós aplicamos provas em 28 municípios pelo Vestibular Ensinar Formação de Professores 2024 e tivemos 94,09% dos candidatos oriundos de escolas públicas aprovados. Já no Vestibular ProfiTec 2024, a aplicação das provas ocorreu em 9 cidades e o percentual de candidatos aprovados oriundos de escolas públicas foi de 79,58%”, pontuou a superintendente da Sucons, Cristiane Pestana.

Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, esse momento revela que a Uema está cumprindo sua missão para com a sociedade.

“É com muita alegria que recebemos o resultado do Vestibular ProfiTec e podemos observar que a universidade cumpre seu papel que é garantir Ensino Superior de qualidade para as pessoas de baixa renda, já que tivemos quase 80% dos aprovados egressos de escola pública. Então, em nome do ProfiTec, desejo boas-vindas aos calouros que iremos encontrar a partir do primeiro semestre de 2024, incluindo São Luís, onde teremos a primeira turma. Que todos sintam-se acolhidos pela Uema e pelo ProfiTec”, disse.

Já a coordenadora geral do Programa Ensinar, Gorreti Cavalcante, ressaltou a responsabilidade da universidade em continuar trabalhando na formação de professores do estado do Maranhão.

“Parabenizamos os candidatos aprovados no vestibular para o ingresso nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Sociais, História, Geografia, Química, Física e Ciências Biológicas, em 28 municípios maranhenses. O momento nos traz dois sentimentos importantes: o da alegria pela aprovação de 1558 candidatos e, outro, o sentimento da responsabilidade de conduzir esse processo de formação profissional para o ensino na Educação Básica. É desafiador! Mas grandioso pela importância que tal formação impacta na vida em sociedade. Com mais esse ingresso, o fortalecimento do Programa ENSINAR é fato!”, comentou.

Os candidatos aprovados nesses seletivos irão ingressar nos cursos no primeiro semestre de 2024.

Os detalhes sobre o processo de matrícula serão divulgados em breve pela Pró-Reitoria de Graduação (PROG) da Uema.

Confira a lista de aprovados:

Vestibular Profitec, acesse aqui.

Vestibular Ensinar Formação de Professores, acesse aqui.

Vestibular ProfiTec UEMA 2024

Nesta edição, foram ofertados cursos em 9 cidades, incluindo a capital.

Além dos Cursos Superiores de Tecnologia em Agrocomputação (Grajaú), Design de Interiores (Caxias), Redes de Computadores (Bacabal) e Gestão da Qualidade (Codó), também foram ofertados novos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Timon e Itapecuru Mirim), Energias Renováveis (São Luís), Geoprocessamento (Balsas) e Logística (Timon e Santa Inês).

O Curso de Energias Renováveis foi o mais concorrido, com 13,91 candidatos por vaga no sistema universal.

Acesse todas as informações sobre o seletivo no edital:  https://www.uema.br/2023/06/edital-n-o-79-2023-gr-uema/

Vestibular Ensinar Formação de Professores 2024

Houve oferta de vagas em cursos de Licenciatura em 28 cidades maranhenses.

Os cursos disponibilizados foram: Ciências Biológicas Licenciatura, Química Licenciatura, Física Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, Matemática Licenciatura, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Pedagogia Licenciatura e Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas.

Neste certame, o curso mais concorrido foi o de Geografia Licenciatura (Sistema Universal) polo Pirapemas.

Confira todas as informações sobre o seletivo em: https://www.uema.br/2023/06/edital-n-o-75-2023-gr-uema-2/

Por Débora Souza