Uema ofertará o Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na modalidade a distância
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de setembro de 2023
Com o intuito de capacitar profissionais que discuta de forma crítica, dinâmica e reflexiva, o processo legal, teórico e prático das ações de inclusão no contexto educacional brasileiro, visando à criação de ambientes inclusivos para atender a diversidade humana, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), ofertará o Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O curso foi pensado e organizado devido a crescente demanda de ingresso de pessoas com necessidades educacionais específicas em geral. Com isso, pretende-se fomentar reflexões e discussões que venham proporcionar ações e práticas educativas frente ao público da educação especial e inclusiva.
Além disso, a oferta desse Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva, na modalidade à distância, leva em consideração que os sistemas de ensino, a todo o momento, vêm sendo provocado pelas políticas educacionais às mudanças de modo a atender uma interseccionalidade de perfis de estudantes, baseado no princípio de que a educação é para todos, independentemente de suas deficiências, diferenças e diversidade.
Portanto, o objetivo é formar em nível de especialização, profissionais especialistas, para atuarem frente à educação especial na perspectiva inclusiva, atendendo aos alunos com deficiências, transtornos do espectro do autismo – TEA e altas habilidades/superdotação, contribuindo para uma ação positiva voltada para a criação das condições necessárias e das alternativas possíveis para um desempenho técnico, ético e político, considerando as peculiaridades, especificidades e circunstâncias particulares.
O Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva terá a carga horária de 465 horas e está organizado em 4 módulos sequenciais e obrigatórios, com duração de 18 meses.
Por: Karla Almeida