Uema é contemplada pelo CNPq com 20 bolsas de pós-graduação

Por em 26 de setembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), conquistou um importante marco acadêmico ao ser contemplada com 10 bolsas de mestrado e 10 bolsas de doutorado no Programa Institucional de Bolsas de pós-graduação do CNPq, chamada 69/2022. Essas bolsas, que totalizam um valor superior a 2 milhões de reais, têm o objetivo de fortalecer e integrar os Programas de pós-graduação da Universidade.

A proposta submetida pela Uema, ainda na Gestão da professora Rita Seabra, intitulada “Integração dos Programas de pós-graduação acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão”, deve ser implementada até o final do ano de 2023. Essas bolsas atenderão a seis Programas de pós-graduação da Uema e têm o objetivo de promover a integração entre os diferentes programas de pós-graduação da universidade.

A iniciativa visa o desenvolvimento de ações, estudos e pesquisas conjuntas que fortaleçam a formação de recursos humanos na área estratégica de cadeias produtivas e arranjos produtivos locais. Os programas envolvidos nesse projeto são: Agroecologia (PPGA); Ciência Animal (PPGCA); Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR); Agricultura e Ambiente (PPGAA); Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) e Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA).

A integração entre esses programas permitirá a formação de recursos humanos altamente qualificados, com uma visão ampla sobre a aplicabilidade da pesquisa. O foco será atender às demandas do estado do Maranhão, contribuindo assim para o desenvolvimento regional e socioeconômico.

Além disso, essa integração acadêmica promoverá o intercâmbio científico entre os programas, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, orientações, cursos e compartilhamento de infraestrutura de pesquisa. Isso não apenas fortalecerá os programas de pós-graduação da Uema, mas também estabelecerá parcerias com universidades e instituições nacionais e estrangeiras.

A mobilidade docente e discente entre as instituições parceiras enriquecerá as atividades de ensino e pesquisa, bem como, terá um impacto significativo na produção bibliográfica e técnica dos programas envolvidos. Essa conquista representa um avanço significativo no cenário acadêmico da Uema e do Maranhão, fortalecendo a pesquisa e a formação de recursos humanos para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Por: Karla Almeida