Campus Caxias tem Mestrado em Saúde da Família aprovado
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 20 de setembro de 2023
A Direção do Campus Caxias parabeniza a todos os profissionais envolvidos com a aprovação do Mestrado em Saúde da Família o qual contribuirá e enriquecerá a todos da comunidade caxiense tendo a Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara como coordenadora do Profsaúde da Rede Profsaúde (Rede Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família) do Campus Caxias, ele é coordenado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), com financiamento do Ministério da Saúde.
O Campus é um dos polos dessa rede que contempla, atualmente, mais de 40 instituições no Brasil, em todos os estados. “O processo começou em final de março, começo de abril de 2023, quando tivemos a identificação da rede e entramos em contato com a coordenação nacional da ABRASCO e Fiocruz. Uma das pessoas com quem falamos foi a Dra. Cristina Guilam.
Expomos nosso interesse em participar da rede e isso coincidiu com o interesse de ampliação da Rede, principalmente como metas prioritárias de credenciamento de instituições pertencentes aos estados do Norte e Nordeste. Passamos a receber o regulamento, o regimento e os critérios de credenciamento pela Rede. Em abril, maio e junho vimos que o corpo docente da instituição atendia esses critérios (que são os mesmos critérios do mestrado profissional exigidos pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)”, explicou a coordenadora.
De acordo com a professora, os professores foram mapeados com currículo, produção técnica, produção científica e os que tinham interesse em participar do Mestrado. Eles foram identificados, deram o aceite e todo o processo foi reunido. Foi dada a entrada junto à Fiocruz para o credenciamento, permitindo que a instituição funcionasse como polo no interior do Maranhão, em Caxias.
“No dia 24 de julho tivemos o resultado satisfatório e ficamos muito felizes em fazer parte da Rede, de termos sido aceitos como instituição para participar da Rede do Profsaúde como polo desse Mestrado. Foi uma satisfação para todo o grupo de professores que estava em conjunto para que conseguíssemos trazer mais um Mestrado para o Campus de Caxias. Claro que é um mestrado profissional. Isso coloca a UEMA no mapa da saúde da família e coletiva, como uma instituição que também tem um grande centro, que é desenvolvido e forte na pesquisa em saúde como um todo. E faz parcerias com diversas instituições, onde podemos desenvolver pesquisas e trazer novo sentido, agregando, para fortalecer a saúde não só do município, mas também o nosso Campus”, ela destaca.
Para a professora, o Mestrado em Saúde da Família é um grande diferencial para o município, pois ele é profissional e voltado, principalmente, para o aperfeiçoamento e a formação dos profissionais que estão trabalhando na saúde da família, que possuem esse vínculo. E também atende às políticas de educação permanente, formação para o trabalho, à legislação, e à política maior, que é o SUS (Sistema Único de Saúde).
“Penso que o Mestrado é uma grande conquista para o Campus de Caxias. Já temos o mestrado acadêmico, na área interdisciplinar, que é o de Biodiversidade, Ambiente e Saúde. É um ganho imenso para o Centro e vai fazer um diferencial no Campus Caxias enquanto instituição de ensino aqui no município e região. O Polo Caxias do Profsaúde já vai participar da seleção para 2024. O edital será lançado no final de outubro para inscrição e seleção. No próximo ano teremos nossa primeira turma com sede da Rede Profsaúde no Campus Caxias”, finalizou.
Por: Emanuel Pereira