Estudantes da Uema conquistam o primeiro lugar no ENEJ
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 20 de setembro de 2023
As Empresas Juniores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Ágil Engenharia; Ajurí Consultoria; OPUS Engenharia Júnior e Sacada Arquitetura Júnior que compõem a Maranhão Júnior (MAJU), federação maranhense de Empresas Juniores, conquistaram o primeiro lugar no Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), que aconteceu, entre os dias 14 e 17 de setembro, no Centro de Convenções Riocentro, no Pavilhão das Artes – Rio de Janeiro.
A Uema foi representada por 14 estudantes das Empresas Juniores no evento que reuniu cerca de quatro mil jovens no Rio de Janeiro (RJ). Organizado pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) e pela Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro, o ENEJ buscou fomentar a cultura empreendedora no país e debater soluções inovadoras, por meio da educação, diversidade e inclusão.
De acordo com Caio Vinícius Nascimento de Sousa da OPUS Engenharia Junior, “poder participar do Enej 2023 representando minha EJ (Empresa Junior) em proporção de Brasil, além de subir no palco, foi uma das maiores emoções que eu já senti. Foi tudo muito incrível e surreal! Assistir palestras de grandes nomes no empreendedorismo do Brasil, como a palestra do Bernadinho, foi simplesmente sensacional. Um ponto principal foi poder encontrar outras EJ de todo o Brasil e aprender a solucionar de maneira inovadora. Em resumo, foram quatro dias incríveis em que pude trocar ideias com pessoas de todo o País e aprender muito com elas”.
Carolina Veras, presidente da Sacada Arquitetura Júnior, destacou: “Empreender no Brasil é uma resposta à inquietação de querer desenvolver a partir do nosso Estado. No MEJ (Movimento Empresa Júnior), temos a missão de formar, por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. Participar do ENEJ, um evento onde mais de quatro mil pessoas estão reunidas com a mesma missão, é sem dúvidas um divisor de águas. Todas as palestras, trocas de conhecimentos e experiências vividas, fazem com que a volta ao Maranhão como CAMPEÃ nas categorias de Segmentação, TOP 1 em Faturamento da Rede e TOP 1 Geral do Brasil, não seja só um sonho, seja realizável. Podemos sim, tornar o Maranhão, e porquê não dizer o Brasil, um país mais empreendedor. Além disso, me fizeram entender e acreditar ainda mais em um Maranhão liderando todos os rankings de desenvolvimento do país. O primeiro passo de um sonho possível, é ACREDITAR nele”.
Tayse Rossane, Consultora Sênior de Gestão de Pessoas, da Ágil Engenharia mencionou: “Memorável, essa é a palavra que eu usaria para definir o ENEJ23. Foram quatro dias de evento com momentos que para mim nunca serão esquecidos. Poder estar entre pessoas que sentem tanta paixão pelo movimento Empresa Junior é incrível, ver de perto como elas são engajadas e abertas para aprender e agarrar às possibilidades que o MEJ pode proporcionar é contagiante. Estou voltando para o Maranhão com muitas ideias em mente e pretendo colocar em prática tanto na minha EJ, como também, na minha vida profissional e pessoal, porque sem dúvidas, as coisas que aprendi irão me ajudar a construir uma carreira consolidada”.
A Maranhão Júnior (MAJU), que é composta por 28 empresas juniores maranhenses, sendo elas da UEMA, UFMA, CEUMA e UEMASUL, garantiu o grande prêmio do evento, colocando o Maranhão como destaque no maior evento de empreendedorismo jovem do mundo, contribuindo assim, pelo fomento da cultura empreendedora no Estado do Maranhão. Neste ano, a Maranhão Júnior (MAJU) completa 10 anos, tendo realizado inúmeras parcerias, como com a Booster, empresa de Assessoria Comercial e Marketing.
A programação do evento contou com mais de 60 palestras, abordando temas como: carreira, educação financeira, comunicação não violenta, liderança, construção de trajetória profissional inclusiva e diversa, impacto da cultura empresarial, educação do futuro e transformação social por meio do ensino, entre outros.
Por: Karla Almeida