Uema se consagra como entidade precursora do Sistema Confea/Crea

Por em 10 de agosto de 2023

(Foto: arquivo pessoal)

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi consagrada como uma das entidades precursoras do sistema que abrange o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).

Representantes da Uema estiveram presentes na 78º edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que começou na última terça-feira (8) e vai até esta sexta-feira (9), em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Para o professor João Aureliano, do departamento de Engenharia Civil da Uema, a Universidade vai continuar contribuindo com sua experiência na área das engenharias e da agronomia, para projetos de extrema importância não só em nível regional, mas também nacional.

“Pela nossa experiência, nós iremos contribuir com a melhor geociência e a melhor engenharia para o sistema, e vamos contribuir também para delinear qual seria o perfil ideal para o profissional de engenharia na atualidade”, afirmou o professor da Uema João Aureliano.

O sistema das engenharias, agronomias e geociência foi criado, inicialmente, pelas entidades precursoras. Ou seja, aquelas instituições que nasceram antes dos ‘creas’. “O Crea do Maranhão foi criado em função de três associações nossas que são a Associação dos Engenheiros Agrônomos, o Clube de Engenharia do Maranhão e a Escola de Engenharia do Maranhão. Por isso, a Uema foi consagrada como entidade precursora”, explicou o professor.

Com a participação ativa da Universidade no Sistema Confea/Crea/Mútua, a Uema se fortalece ainda mais de forma nacional, expandindo sua relevância e expertise em grandes projetos das áreas de Engenharia e Agronomia.

Sobre o 78º Soea

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) é o maior evento nacional da área tecnológica. Realizado desde 1940, o evento, que é promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, reúne milhares de participantes dos quatro cantos do país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.

Em 2023, a 78ª edição da Soea está sendo realizada de 8 a 11 de agosto, em Gramado. O tema desse ano é a Importância da Engenharia na Soberania Nacional. Uma excelente oportunidade para demonstrar as evoluções da área tecnológica, dos profissionais e da representação profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Por: Anne Cascaes