Uema e Prefeitura de Timon firmam parceria e estudantes iniciam estágio na Vigilância em Saúde

Por em 14 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)- campus Timon, em parceria com a Prefeitura do município , por meio da por meio da Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria para a concessão de estágio obrigatório a estudantes do 1º curso técnico de Vigilância em Saúde da instituição.

Nesta semana, os alunos conheceram a estrutura organizacional da Vigilância em Saúde de Timon. O estágio, que inicia nos próximos dias, terá duração de 220 horas e os estudantes irão atuar nas Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Endemias, Zoonoses, Saúde do Trabalhador e Ambiental.

O objetivo dessa parceria é melhorar a formação profissional dos estudantes, que colocarão em prática a teoria aprendida na Universidade. O 1º curso de Vigilância em Saúde é ofertado pelo Núcleo de Tecnologia para Educação da UEMA, a UEMAnet.

A coordenadora da UEMAnet campus Timon, professora Lucielena da Silva, destaca que o estágio irá contribuir significativamente para o conhecimento de campo dos alunos.

“Quero agradecer a parceria com o município. O estágio vem para agregar conhecimentos aos alunos, maior qualidade na aprendizagem. Os alunos ficaram empolgados quando conhecerem a realidade da Vigilância em Saúde de Timon, que é bem ampla e agrega várias coordenações. A Universidade fica muito grata com essa parceria”, ressalta Lucielena da Silva.

A coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Karla Emanuela, explica que os estudantes serão monitorados pelos profissionais do município. Ela destaca que parcerias como esta beneficiam tanto os alunos, como a Saúde municipal.

“Costumo dizer que a Vigilância em Saúde é um mundo. Temos várias áreas de atuação e aqui os estudantes terão muito a aprender. Percebemos neles a vontade de ter mais conhecimento, o empenho, e, sem dúvidas, temos um impacto positivo na prestação dos serviços”, enfatiza Karla Emanuela.

Por: ASCOM/ Prefeitura de Timon