Uema anuncia o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Por em 17 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) anuncia o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS/UEMA). Esse plano apresenta a trajetória institucional na temática de Gestão de Resíduos, metodologia adotada, base legal orientadora, classificação e mapa de resíduos, tratamento e destinação de resíduos sólidos e semissólidos resultantes das atividades da comunidade acadêmica, sendo eles de laboratórios, recicláveis, eletrônicos, orgânico, varrição, poda, restos culturais, roçagem, óleo e graxas, pilhas, baterias, lâmpadas, construção civil, serviço de saúde e biológicos gerados pela universidade.

O processo de construção do PGRS se deu de forma coletiva, a socialização das etapas, normas e procedimentos a serem adotados na Uema, prevendo a capacitação da comunidade universitária, é fundamental para a conscientização crítica e mudança comportamental de todos os segmentos que formam a Universidade.

A Gestão dos Resíduos Sólidos contribui com o alcance do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 12, que tem como tema “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, abordando ações de gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais, a fim alcançar o manejo ambientalmente adequado dos produtos e reduzir substancialmente a geração de resíduos mediante a prevenção, redução, reciclagem e reuso.

ODS 11, com a temática “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis”, está relacionado aos resíduos sólidos, à medida que prevê a redução do impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

Em 2023, iniciou-se a implementação do PGRS/Uema nos 20 Campi da Uema no estado do Maranhão, no intuito de aprimorar e formalizar o gerenciamento de resíduos em cada setor, prédio da universidade. Reforçando assim o compromisso da instituição com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade.

O PGRS/UEMA é uma ação articulada pela Reitoria, Vice-Reitoria, Superintendência de Gestão Ambiental (AGA/UEMA), Pró Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA/UEMA) e a Comissão Especial nomeada por meio da Portaria Nº. 104/2022-GR/UEMA. O plano foi aprovado e publicado por meio da Resolução Nº 400/2022 CAD/UEMA em 14 de dezembro de 2022.

Cliquei AQUI e leia a resolução!