Reitor da Uema toma posse no Conselho Universitário do Maranhão

Por em 3 de agosto de 2023

Novos membros do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) tomaram posse na tarde desta quarta-feira (2) em solenidade realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, localizado no Centro Histórico de São Luís (MA). Como presidente do Conuni, o governador Carlos Brandão deu início à cerimônia. Na ocasião, foi assinada a resolução que cria o grupo de trabalho para elaborar a minuta da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Carlos Brandão assinou o termo de posse dos novos membros do conselho e destacou a importância do órgão consultivo. “Eu não tenho dúvida de que nós vamos avançar muito com as nossas ações em prol do Ensino Superior e que este conselho vai discutir e apresentar propostas eficazes para ampliar o espaço dos estudantes nas universidades, com mais ciência, tecnologia e inovação. No nosso governo a educação é prioridade”, declarou.

Tomaram posse como novos integrantes do Conuni: Natássia Weba, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Cricielle Muniz, diretora-geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema); Walter Canales Sant’Ana, reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Dionatan Carvalho, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); e Thalyson Victor Ribeiro Reinaldo, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A secretária da Secti, Natássia Weba, destacou a importância de integrar o Conuni. “O governador está muito entusiasmado com os novos conselheiros e este órgão é de suma importância para o nosso estado. Nós poderemos discutir e desenvolver diversas pautas importantes da ciência, tecnologia e inovação e também o acesso ao ensino superior”, comentou.

Durante a reunião, a secretária Natássia Weba apresentou um balanço das ações realizadas pela Secti no primeiro semestre deste ano com impacto na democratização do conhecimento, como a inauguração de unidades da Estação Tech nas cidades de Mirador e Primeira Cruz; visita à sede do Google para o desenvolvimento de parcerias; participação do Maranhão no Neon que é o maior evento de inovação do Nordeste, entre outras ações.

Também foram destacadas ações importantes em andamento para este ano, como a ampliação de vagas do programa Cidadão do Mundo, que este ano beneficiará 100 estudantes; oferta de cursos para tecnólogos de Ensino Superior nas cidades de Cururupu, Mirador, São João Batista, Primeira Cruz e Serrano do Maranhão a partir das unidades da Estação Tech; projeto Aulão Para Todos, que vai preparar os estudantes para o vestibular da Uema e para o Enem; programa Melhor Idade Digital direcionado a inclusão digital de pessoas com mais de 50 anos; entre outras ações.

Plano estadual

Como parte da solenidade, houve a criação de um grupo de trabalho que vai elaborar a minuta do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este grupo foi originado por meio de uma resolução, assinada pelo governador Carlos Brandão. Em seguida, o Conuni terá um prazo de 15 dias para indicar os seus membros, que, por sua vez, terão até 180 dias para apresentar a minuta do plano estadual. Caso seja aprovada pelo Conuni, a minuta será entregue ao governador, que então poderá encaminhar o documento como projeto de lei para apreciação e aprovação da Assembleia Legislativa, instituindo finalmente o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.