Professor da UEMA publica artigo na Revista Portuguesa Cuadernos de Educación y Desarrollo

Por em 29 de agosto de 2023

O Prof.Dr. Jackson Ronie Sá-Silva da Universidade Estadual do Maranhão, juntamente com egressas do Mestrado em Educação Inclusiva – PROFEI da Instituição (Jarlisse Nina Beserra da Silva, Ana Paula Almeida Ferreira e Maritânia dos Santos Padilha) publicaram artigo na Revista Portuguesa Cuadernos de Educación y Desarrollo, que possui qualificação CAPES A4.

O artigo intitulado “A utilização de imagens na educação infantil e os estereótipos de gênero” tem como objetivo analisar as percepções de professoras diante do trabalho pedagógico com as imagens, quando confrontadas a discutir sobre os estereótipos de gênero. A pesquisa se constitui como bibliográfica, pois articulada à produção teórica sobre as questões de gênero e educação, e de campo, uma vez que se vale da aplicação de entrevista semiestruturada com 19 professoras de uma creche e pré-escola vinculada à Rede Municipal de Educação da cidade de São Luís.

A análise de dados se deu a partir de uma abordagem qualitativa, e os resultados apontam a existência de receios por parte das professoras quanto à abordagem da temática de gênero na Educação Infantil.

“Por isso, se faz necessária a reflexão sobre concepção de criança e sobre as forças sociais que atuam nos espaços escolares. Verificamos, ainda, que apesar de as imagens serem consideradas como importantes recursos pedagógicos no cotidiano da Educação Infantil, existem descrenças quanto às influências acerca dos estereótipos de gênero que possam carregar”, disse o professor Jackson.

Acesse o publicação AQUI.

Sobre o professor

O Prof.Dr.Jackson Ronie Sá-Silva é Diretor do Curso de Ciências Biológicas do Programa ENSINAR; professor do Mestrado PROFEI-UEMA; Professor do Mestrado em Educação (PPGE-UEMA); e Professor do Doutorado em Ensino da Rede RENOEN / PPG-UEMA.

Por: Paula Lima