Professor da UEMA e Diretor do Curso de Química do Programa ENSINAR publica artigo em periódico internacional com Qualis A3

Por em 30 de agosto de 2023

O professor Adilson Pereira da Universidade Estadual do Maranhão e Diretor do Curso de Química do Programa ENSINAR publicou artigo em periódico internacional, com Qualis A3. Trata-se do Journal of Inorganic and Organometallic Polymers and Materials.

O artigo intitulado “Nanogaiolas MB11N12 (M = Fe-Zn) para detecção de cloreto de cianogênio: um estudo de DFT” é fruto do seu doutoramento em Química, que tem a orientação do Prof.Dr. Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior, da Universidade Federal Do Maranhão.

A publicação trata do desenvolvimento de sensores para gases perigosos baseados em nanogaiolas B12N12 modificadas com metal e que tem atraído a atenção de pesquisadores. Com base na análise de desempenho e comparação com resultados anteriores relatados na literatura, constatou-se que as nanogaiolas NiB11N12 e CuB11N12 eram materiais sensores superiores para aplicação na detecção de gás tóxico Cloreto de cianogênio.

Como Diretor do Curso de Química, o professor afirmou que “é muito importante publicar e fomentar nos estudantes o desejo da publicação, pois o Curso ganha visibilidade nacional e internacional”.

Acesse o artigo AQUI

Por Paula Lima