Início das aulas no Centro Caixeiral é marcado por programações de acolhida aos estudantes de Direito e Relações Internacionais

Por em 16 de agosto de 2023

(Foto: Anne Cascaes)

A volta às aulas dos cursos de Direito e Relações internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na última segunda-feira (14), foi marcada pela recepção aos alunos de graduação no novo prédio da Instituição: o Centro Caixeiral. Inteiramente revitalizado, o prédio conta com instalações avançadas para que os alunos participem das aulas, eventos e demais atividades que integrem a matriz curricular de ambos os cursos.

Para os estudantes do curso de Direito, o início das aulas do segundo semestre de 2023 representa um sentimento de renovação e, além disso, a conquista de conseguir dar continuidade às ações que já vinham sendo implementadas mesmo antes da ocupação do novo prédio.

“O curso de Direito iniciou suas atividades no novo prédio Caixeiral, que foi uma tão esperada mudança que nós estávamos aguardando e com muita felicidade recebemos esse prédio todo restaurado no Centro Histórico. Dessa forma, nós poderemos estar próximos dos grandes prédios jurídicos como o Tribunal de Justiça, Assembleia e Ministério Público. Agora, nós também podemos contar com um auditório para celebrar as nossas festividades”, ressaltou a diretora do curso de Direito, Jaqueline Demétrio.

Na segunda-feira (22), também terá início a Semana de Acolhida para estudantes do curso, com uma programação que inclui rodas de conversa e apresentações institucionais de extrema relevância para todos os discentes.

Já para o curso de Relações Internacionais, que completa um ano no dia 22 de agosto e está na sua terceira turma, as expectativas para o novo semestre é de muitas novidades. Entre elas, a implementação de ligas acadêmicas.

“Estamos recebendo agora a nossa terceira turma, ingressantes via vestibular e nesse contexto iniciamos a nossa semana de acolhida. Vamos ter, nesta quarta-feira (16) pela tarde, uma aula inaugural com o profº Paulo Roberto Barbosa Ramos, que atua na promotoria militar e tem expertise em estratégias de guerra e defesa e temos muitas outras novidades para este semestre também, como é o caso da fundação da liga acadêmica de direitos humanos e de estudos e estratégias de defesa, com a parceria do Exército Brasileiro”, compartilha o professor e diretor do curso de RI, Thiago Alisson Cardoso.

Segundo o professor, o curso entra, agora, em uma nova etapa de desenvolvimento. “O nosso curso se situa em um grande parque tecnológico, dialogando com seus componentes curriculares já existentes. Estamos com uma matriz curricular nova sendo implementada agora, com novas disciplinas e teremos muitas novidades”, completa o professor Thiago Alisson Cardoso.

Por: Anne Cascaes