Aulas do 2º semestre na Uema serão retomadas dia 14 de agosto
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de agosto de 2023
Calouros e veteranos de todos os campi da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) já têm data para iniciar as aulas do segundo semestre de 2023: dia 14 de agosto. A data foi confirmada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prog), setor da universidade que gerencia atividades relacionadas ao ensino na instituição.
O mês de agosto marca, também, o período de matrículas e a colação de grau de estudantes que concluíram a graduação no primeiro semestre de 2023.
Veja, abaixo, as datas estabelecidas no Calendário Acadêmico da Uema para o período de 2023.2:
31/07 a 04/08 – Período de matrícula
07/08 a 08/08 – Rematrícula de estudantes retardatários
14/08 – Início das aulas do 2º semestre de 2023
14/08 a 13/10 – Período de trancamento de matrícula
21/08 a 23/08 – Período de reajuste de matrícula
31/08 – Previsão da Colação de Grau 2023.1
Os processos de matrícula e rematrícula devem ser realizados por meio do Sistema Acadêmico (SIGUEMA), no período de 31 de julho a 4 de agosto de 2023.
Para a realização da matrícula on-line no endereço eletrônico, de acordo com o edital, os estudantes deverão seguir o passo a passo a seguir:
a) acessar e ler o Edital n.º 341/2023-PROG/UEMA, disponível na página da UEMA;
b) acessar o endereço eletrônico <http://sis.sig.uema.br>;
c) fazer o login no SIGUEMA Acadêmico com CPF e senha, preencher o questionário socioeconômico obrigatório;
d) acessar o Portal do Discente;
e) em seguida, acessar a aba Ensino → Matrícula on-line →Realizar matrícula;
f) selecionar “Iniciar seleção de turma” (o estudante deverá escolher as turma sem que solicitará matrícula);
g) após selecionar as turmas em que deseja realizar matrícula, o estudante deverá clicar no botão “Adicionar turmas selecionadas”;
h) o sistema apresentará um quadro resumo com as turmas selecionadas com as respectivas informações de horário, docente e carga horária das disciplinas;
i) após visualização do quadro resumo, o estudante deverá clicar no botão “Confirmar matrícula”. Em seguida, o sistema solicitará confirmação de dados pessoais que poderá ser CPF e senha;
j) após a validação dos dados pessoais, o sistema apresenta uma tela com a mensagem “Sua solicitação de matrícula foi gerada com sucesso”, o que permitirá a impressão do comprovante de solicitação de matrícula com sua respectiva numeração;
k) para finalizar, imprima seu comprovante de solicitação de matrícula