Acolhimento Acadêmico 2023.2 é realizado no Campus Caxias

Por em 17 de agosto de 2023

No dia 14 ocorreu no Campus Caxias o Acolhimento Acadêmico 2023.2 aos alunos dos cursos de graduação. Pela manhã, os que ingressaram nos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia foram recebidos no Auditório Leôncio Magno pela Assessora da Direção de Centro, professora Maria de Fátima Alencar Rios. Ela deu as boas – vindas e pediu que todos se apresentassem.

“É com muita alegria que damos boas-vindas aos calouros dos cursos de graduação da UEMA Caxias. Essa cerimônia é um marco muito importante nas vidas de vocês, pois hoje estão vivendo o que um dia era apenas um sonho. Cada um sabe o caminho que trilhou para chegar até aqui e certamente não foi nada fácil. Tiveram que fazer muitas renúncias para estudarem, quantos simulados, quantas noites em claro, quantos livros, quantas lágrimas, quanta energia, mas tenho certeza que valeu a pena” disse a Assessora da Direção.

“Quero deixar aqui um agradecimento a todos. Pode-se viver no mundo uma vida magnífica quando se sabe trabalhar e amar; trabalhar pelo que se ama e amar aquilo que se trabalha”, acrescentou.

No período da tarde os novos acadêmicos dos demais cursos foram recepcionados no auditório. Foram executados o Hino Nacional e o Hino da UEMA.

Em seguida foi exibido um vídeo institucional de boas-vindas com a fala do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Walter Canales e do Vice Reitor, Prof. Dr. Paulo Henrique Aragão Catunda e dos Pró-reitores. Os diretores de curso do Campus também foram mostrados no telão. A Diretora de Centro, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro e a assessora da direção, professora Maria de Fátima Alencar Rios, foram apresentadas.

Dando prosseguimento, fez-se a apresentação dos chefes de departamento, solicitando a eles que se ficassem à frente dos alunos.

Os representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Lucas (presidente) e Raifran (vice-presidente), falaram: “O período que ficarão aqui vai marcar a trajetória estudantil e profissional de vocês. Daqui a 15 anos, quando forem doutores, lembrarão que iniciaram a graduação aqui”, disse Raifran. “Ingressar numa universidade pública e ter acesso a condições e preparos que modificam a vida de nossa família. Estou saindo daqui com uma grande bagagem e entendendo a necessidade da universidade pública para mim e para os que estão por vir”, completou Lucas.

A professora Deuzuíta, representante da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA – UEMA) no Campus Caxias, apresentou sua equipe e falou: “Vocês agora estão em outro nível e isso pede mudança de mentalidade. Se envolvam nas atividades da AGA. Nós temos vários projetos. A primeira coisa a fazer é ter orgulho da instituição. Não estão aqui apenas para adquirir conhecimento. Quando pensamos no perfil do profissional que queremos formar, pensamos no indivíduo ético, com responsabilidade socioambiental. Queremos fazer uma gestão sustentável”, convidou.

A Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina, se manifestou: “Agradecemos a presença dos calouros. Vocês estão iniciando as atividades acadêmicas. Os veteranos, professores e servidores estão retornando às atividades. Sejam bem-vindos. Nosso trabalho tem como alvo vocês, a universidade gira em torno de vocês. Aproveitem a universidade, a UEMA é grande. Temos pesquisa, iniciação científica, vários programas que vocês podem participar. Ela oferece atividades que grandes universidades do Brasil têm. Temos um quadro de professores altamente qualificado, com mestrado e doutorado. Aproveitem esse período”, motivou.

Dando continuidade, uma palestra intitulada “Estratégias de coping saúde mental em estudantes universitários” foi proferida pela Profa. Dra. Maria Edileuza Soares Moura, da UEMA Campus Caxias: “No primeiro momento ficamos um pouco eufóricos. Quando você entra na universidade, um leque de possibilidades se abre para você. Olham para um futuro de sucesso. Mas a expectativa pode ser diferente da realidade. Estudos revelam os percalços, reveses e angústias dos estudantes. A euforia de entrar na universidade é substituída pela angústia de não conseguir responder ás expectativas”, explicou.

Segundo a palestrante, entre as dificuldades (realidade) enfrentadas pelo universitário estão: dificuldade de adaptação ao ambiente universitário; distanciamento da casa dos pais e/ou familiares; pouco tempo para estar com amigos e a família; desempenho acadêmico abaixo do esperado; dificuldades financeiras; conflitos interpessoais; pouco tempo para o lazer; dificuldades na relação entre estudante e professor.

Outros estudos mostram que o estresse manejado de modo errado pode levar ao adoecimento. Estresse em si não é doença, são nossas respostas fisiológicas às pressões do cotidiano, uma energia motora. O perigo surge quando a pessoa se sente impotente, incapaz. Situações sociais ou ambientais adversas vividas na infância influem. A forma como lidamos com problemas nós aprendemos ao longo da vida. Algumas pessoas enfrentam e outras se escondem. Outro ponto são os pessoais, as crenças sobre si mesmo. Existem pessoas autovalorativas (se acham jovens, inteligentes, capazes) e outras que não acreditam que podem crescer. Quando surgem elementos que limitam a pessoa recomenda-se que ela faça terapia.

“Todo ser humano é capaz de se reinventar dia após dia. A estratégia de coping são recursos que usamos para lidar com situações de estresse. Quando você assiste aula o dia inteiro, ao chegar em casa resolve assistir uma comédia. Uma estratégia de relaxamento. Encontra-se energia para recomeçar de outra forma.  São meios para nos adaptarmos e mantermos nossa integridade psicológica”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira