Uema recebe visita do Ministro das Comunicações, Jucelino Rezende, em São Luís

Por em 14 de agosto de 2023

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão – Uema, professor Walter Canales, recebeu, na tarde desta segunda-feira, 14, na sala de reunião da Reitoria – Campus Paulo VI, para uma visita institucional, o deputado Federal e atual ministro das Comunicações, o maranhense Jucelino Rezende.

No encontro, o reitor fez uma apresentação, em que mostrou o crescimento da Universidade nos últimos anos e as perspectivas de avanço na educação superior do Estado do Maranhão em um futuro próximo.

Na oportunidade, o professor Walter mostrou uma Universidade comprometida com uma educação inclusiva e com projetos ambiciosos para um estado que, apesar de ter avançado nesta área, ainda precisa fazer muito mais.

Durante a visita à Uema, o ministro esteve também na obra do novo prédio do curso de Medicina, que terão suas aulas iniciadas, em São Luís, a partir do segundo semestre de 2024. Em seguida, foi ao UEMANET, onde fez a entrega de uma Pick-up Ranger, ano e modelo 2023, adquirida por meio de emenda parlamentar.

Conforme explicou o ministro, “estamos muito felizes ao visitar as instalares do Campus da Universidade Estadual do Maranhão, que desempenha um papel importante na educação superior do estado e, agora, na condição de ministro de Estado das Comunicações, venho me colocar à disposição para que possamos avançar com políticas públicas que estão sobre a nossa gestão”.

Jucelino adiantou que é uma alegria contribuir com a Universidade no que tange a prover conectividade significativa que possa ajudar na oferta de cursos do ensino a distância, técnico e de inovação tecnológica para o estado. “Nesta tarde estamos fazendo a entrega desta Ford Ranger adquirida com recursos de emenda nossa para ajudar o Uemenet, que é um projeto importante para levar conhecimento e oportunidades aos maranhenses em mais de 50 municípios do Maranhão”, esclarece.

O professor Walter ao receber o ministro Jucelino Rezende e autoridades, como os deputados estaduais Neto Evangelista e Osmar Filho, enfatizou a importância da presença dos políticos na Uema, o que, para ele, é uma forma de prestigiar a instituição que vem prestando relevantes serviços à sociedade maranhense no quesito desenvolvimento social e econômico. “Agradeço a visita do ministro das Comunicações e sua comitiva, composta pelos deputados Neto Evangelista e Osmar Filho. Isso é uma forma de apresentar nossa Universidade para que eles tenham conhecimento da sua capilaridade e da sua importância na educação em nível superior”, disse o reitor.

E acrescentou: “Na oportunidade, apresentei projetos de interesse da instituição que o ministro poderá ajudar, no que se refere à conectividade, por meio da internet em nossos campi e polos para que tenhamos aulas de qualidade e ter também nosso segmento de educação a distância sendo recebido com qualidade em todas as localidades, onde estiver presente no estado. Apresentei, ainda, projetos que possam interessar aos deputados estaduais para que com essas parcerias possamos envolver melhor a nossa educação no Maranhão”.

Muito agradecida pela aquisição do veículo, a coordenadora geral do Uemanet, professora Lígia Tchaicka, enfatizou a lacuna preenchida pela Pick-up recebida para uso do Núcleo. “Os cursos do Uemanet chegam a muitos municípios do Maranhão e, para que tenhamos uma educação de qualidade, a equipe precisa ir até esses polos visitar nossos alunos e entender como estes cursos estão acontecendo. Nesse sentido, receber este carro, sem dúvidas, facilita nosso trabalho e amplia nossas possibilidades de chegar cada vez mais longe com uma educação de qualidade”, ressalta Lígia.

Por Alcindo Barros