Uema promoverá o recital do violonista Italiano Esdras Maddalon

Por em 12 de julho de 2023

O projeto “Encontros Musicais” do Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoverá, na próxima sexta-feira (14), a partir das 19h, no Cineteatro Aldo Leite, situado no Palacete Gentil Braga (DAC-PROECE-UFMA), o recital do violonista Esdras Maddalon, professor da Scuola di Musica Claudio Abbado, de Milão (Itália).

O recital do Professor e Violonista contará com a participação da Camerata Ludovicense de Violões e da pianista convidada Rose Fontoura, que acompanharão o solista na performance do Concerto em Ré Maior (RV 93), de Antonio Vivaldi (1678-1741).

Formado pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, Esdras venceu vários concursos internacionais, como o Concorso e Festival Internazionale N. Paganini della Chitarra (Parma); o Concorso Chitarristico Internazionale Città di Favria e o Concorso di Interpretazione Musicale di Lissone e estará em São Luís neste fim de semana como atração principal da 4ª edição do Projeto “Encontros Musicais”, que tem como tema: “O Violão como Carreira Profissional”, apresentando recital, palestra e participando de mesa redonda sobre o tema.

Além deste concerto, serão apresentadas também obras de Mauro Giuliani (1781-1829) e Giuli Regondi (1822-1872), importantes compositores para o instrumento, e Radamés (Gnatalli 1906-1988), compositor brasileiro que teve uma importante participação na história da Camerata Carioca, grupo que contou com a participação dos violonistas maranhenses João Pedro Borges e Joaquim Santos.

No sábado, 15 de julho, a participação do violonista convidado continua com master class, a partir das 9h30; mesa-redonda com participação dos violonistas Joaquim Santos, Tiago Fernandes e Alessandro Freitas às 15h, e com uma palestra sobre o processo que os interessados devem seguir para ingressar na Scuola di Musica Claudio Abbado, seja para cursar o bacharelado em Música ou o Mestrado na mesma área.

Inclusive, na ocasião do recital, será lançado um vídeo de apoio ao aluno Emanoel Gomes, que foi aprovado este ano para estudar nesta instituição. A master classe e a mesa-redonda, assim como a palestra, acontecerão no auditório da Faculdade de Música da Uema (Rua da Palma, 308-316, Centro Histórico de São Luís).

O recital é gratuito, entretanto, para receber certificado pela participação na master classe, na mesa-redonda e na palestra, os interessados precisam fazer a inscrição pelo site https://encontros-musicais.webnode.page/inscricao/ ou no local do evento. A inscrição é única para toda a programação do sábado e também é gratuita.

Os violonistas ou estudantes que desejarem tocar para o Esdras Maddalon durante a Master Class precisam enviar e-mail, com dados pessoais e cópia em pdf das partituras das peças que serão tocadas, o endereço é: contato.orquestradevioloes@gmail.com. A entrada para ouvintes é livre.

Para Roberto Froes, coordenador do projeto “Encontros Musicais” e Chefe do Departamento de Artes e Educação Física da Uema, a escolha pelo tema demonstra respeito pela importância que o violão tem no estado do Maranhão. “Agradeço a Universidade Estadual do Maranhão por ajudar na realização do evento, e também, o apoio do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, na pessoa da Profa. Dra. Rosélis Câmara, da pianista Rose Fontoura e do Soft Win Hotel”, disse o professor Roberto Froes.

Por: Karla Almeida com informações fornecidas pelo Curso de Música – Uema