UEMA dá início ao VI Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar

Por em 7 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão iniciou, nesta sexta (07), as atividades do VI Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar. O evento, que acontece até dia 09/07, traz o tema “As Ferramentas Digitais e Atividade Colaborativa na Formação de Professores” e tem  o objetivo de promover integração dos estudantes e disseminar informações referentes à formação dos professores.

Durante a abertura, a Coordenadora Geral do Ensinar, Maria Goretti Carvalho, destacou que essa edição traz um tema atual e polêmico. “Uma coisa é se falar sobre ferramentas e a utilização delas na prática docente, sobre uma forma colaborativa de atividade e outra coisa é como se faz de verdade, quais são os entraves, as nossas dificuldades. E a UEMA  abre para reflexão sobre como isso pode impactar na formação de professores”, disse ela.

A coordenadora, ainda, complementou: “A formação docente para mim é um campo muito caro. Trabalho nessa área há mais de 30 anos e sempre nos deparamos com os desafios. E este seminário trará momentos para se pensar e refletir sobre essa formação, mas será, também, uma troca de ideias com a participação dos professores, que estão muito empenhados para que este evento tenha sentido, tenha um lado muito positivo na formação dos nossos alunos”.

De acordo com o reitor, Walter Canales, a UEMA se destaca na formação de professores. “Temos uma trajetória na formação de professores há mais de 30 anos. Já vieram várias versões de programas com esse intuito. O Ensinar é o mais recente. Temos muitos professores formados por essa Instituição, por um dos nossos programas. Isso muito nos orgulha. Queremos sempre uma educação de qualidade, essa é a diretriz adequada para que possamos obter melhores índices no desenvolvimento e logicamente uma população mais feliz, mais bem abastecida no que se refere a conhecimento.  Destaco aqui que o tema do evento é totalmente pertinente com o momento e com todos os que virão, porque a educação nunca para, o conhecimento nunca para. E a nossa atividade como docente carece de uma eterna atualização”, ressaltou o reitor.

A abertura foi transmitida pelo canal do Youtube do Programa Ensinar e contou com a palestra do Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, da UNESP, que falou sobre o tema central do seminário.

Não assistiu a abertura? Acesse AQUI.

O evento acontece até o dia 09 de julho, com um formato diferente dos anos anteriores. Será presencial, sendo sediado em 05 Sedes: Barreirinhas, Colinas, Itapecuru Mirim, Pinheiro e Santa Inês, com palestras, mini-cursos e mesas redondas com professores da UEMA e convidados de outras instituições.

Confira a programação completa AQUI.

Por: Paula Lima