Secretaria de Agricultura convida Uema para 4º Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão

Por em 14 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do seu reitor, Prof. Dr. Walter Canales, recebeu da Secretaria de Agricultura de São Domingos, o convite para participar do 4º Festival do Abacaxi de São Domingos do Maranhão, que acontecerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de julho no município conhecido como “Capital do Abacaxi no Maranhão”.

“Será um prazer participar da festividade já que temos o interesse em assinar com a prefeitura de São Domingos do Maranhão um acordo de cooperação técnica, de forma que os nossos pesquisadores da área de melhoramento genético possam interagir com mudas soba guarda desse acordo para o aperfeiçoamento dessa cultura do abacaxi e como resultado desenvolver o nosso estado do Maranhão”, comenta o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales.

“Queremos montar um time grande, unir esforços e saberes entre Universidade Estadual do Maranhão e os nossos produtores de abacaxi do município de São Domingos do Maranhão, para que a instituição possa em um futuro próximo participar do nosso rol de produtores de abacaxi com os projetos e iniciativas com cultura, clonagem e melhoramento genético de mudas de plantas frutíferas. Dentro desse time queremos também que a Embrapa, a AGERP e o Governo do Estado possam estar conosco nessa novas iniciativas para a produção de abacaxi em São Domingos para enriquecer o nosso estado Maranhão”, comenta Astolfo Seabra, Segundo Secretário de Agricultura de São Domingos do Maranhão.

Produção de mudas micropropagadas de espécies frutíferas

Dentro das inúmeras pesquisas realizadas na área das ciências agrárias dentro da Universidade Estadual do Maranhão, a micropropagação segue a linha de pesquisa coordenadas por Professores dos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Agricultura e Ambiente, a partir de diversos projetos de pesquisa aprovados por agência de fomento e também por um grupo composto por estudantes de graduação, mestrado e doutorado. A equipe de professores envolvidos é composta por: Prof. Dr. Fábio Afonso Mazzei Moura de Assis Figueiredo (DZ/CCA), Prof. Dr. Fabrício Oliveira Reis (DQB/CECEN) , Prof. Dr. Marcos Vinicius Marques (Pesquisador Sênior PPGAA), Prof. Dra. Thais Roseli Corrêa (DFF/CCA) e Prof. Dr. Tiago Massi Ferraz (DZ/CCA).

A micropropagação é uma ferramenta biotecnológica importante para agricultura, pois a partir de técnicas desenvolvidas em laboratórios, torna-se possível propagar plantas livres de doenças, realizar o rejuvenescimento, produzir de forma massal mudas clonais de materiais genéticos produtivos, auxiliar na domesticação e melhoramento genético de plantas e contribuir para conservação de espécies em risco de extinção.

Conheça mais sobre a produção de mudas micropropagadas de espécies frutíferas

Para a produção de espécies frutíferas, a micropropagação a partir das técnicas da cultura de células e tecidos vegetais, vêm sendo utilizada de maneira crescente no mundo. No Brasil existem diversos laboratórios em diferentes regiões, que produzem plantas utilizando estas técnicas, o que garante o acesso rápido dos agricultores às mudas de qualidades, a sincronização das colheitas, resultando em progressos e inovações no desenvolvimento da agricultura. Desde 2018, pesquisadores do Laboratório de Cultura de Tecidos da Universidade Estadual do Maranhão (LCT/UEMA) desenvolvem trabalhos relacionados a micropropagação de diversas plantas, dentre elas, frutíferas de grande importância para o nosso Estado.

Por: Gabrielle Siebra

Foto: Rafael Carvalho