SBPC: Uema participa do maior evento científico da América Latina

Por em 26 de julho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está participando da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Educação, tecnologia e ciência são destaques no stand da Uema na SBPC. Para o espaço foi levado uma mostra do que é produzido na Universidade na área da pesquisa, tecnologia e inovação.

O maior evento científico da América Latina, aberto na noite de domingo (23), segue até dia 29 deste mês, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, reunindo pesquisadores, acadêmicos, estudantes e profissionais de diversas áreas, mobilizados pelo avanço científico e tecnológico do país.

De acordo com o vice-reitor da Uema Paulo Catunda, “a SBPC é um evento importantíssimo, que coloca muitos jovens em contato com a ciência. Esse evento, na verdade, é o encontro de toda ciência brasileira. Por isso, a participação da Uema, junto com a FAPEMA, Secti e Uemasul é vital porque é nesse encontro que se debate o futuro e o presente da ciência. Como instituição de excelência, faz parte do nosso objetivo estar sempre alinhado com essas discussões”.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, pontuou a importância da SBPC para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa. “Na SBPC, o Maranhão se une aos demais estados do Brasil mostrando os avanços no segmento e as oportunidades para as pesquisas e apoio aos pesquisadores. A ciência e a tecnologia são motores essenciais para o avanço da sociedade e para a superação de desafios globais. O conhecimento gerado pelos nossos cientistas e pesquisadores, de todas as áreas, é a base para a criação de soluções inovadoras, que impactam, positivamente, na vida das pessoas, além de contribuírem para o crescimento sustentável do país”.

Com foco na zoologia, a professora doutora da Uema, Joseleide Teixeira Câmara, está no evento com três exposições que possibilita ao público conhecer características e curiosidades das diversas espécies de insetos. Está no stand a mostra ‘Insetos da Coleção Zoológica do Maranhão’ e um momento de interatividade com o Jogo da Memória das Borboletas do Maranhão e o Dominó Entomológico.

Por: Karla Almeida