Projeto da Uema promove reflorestamento com palmeira bacaba no entorno do Campus Uema Bacabal


Por em 25 de julho de 2023



                       

Com o intuito de resgatar e preservar o símbolo histórico identitário da população bacabalense, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu Campus Uema Bacabal, desenvolveu um projeto que promove o reflorestamento da palmeira bacaba no entorno do Campus, palmeira esta que carrega um significado histórico e cultural do município de Bacabal. 

Localizada a 240km da capital do estado e fundada em 17 de abril de 1920, o município sede da Região de Planejamento do Mearim no Maranhão, Bacabal carrega o topônimo por originar-se em uma região de grande abundância de palmeiras bacaba (Oenocarpus bacaba Mart.), mas, que atualmente passa por um processo de extinção caracterizado pela pouca quantidade de plantas bacaba no território, insuficientes para garantir a reprodução e existência da espécie.

                         

“O objetivo principal do projeto é realizar a arborização do Campus Uema Bacabal e no Parque Ambiental no entorno do Campus, por meio da palmeira bacaba, como uma ferramenta de Educação Ambiental e resgate do patrimônio histórico-cultural do município”, comenta a Diretora do Campus Bacabal, Profa. Rosy Mary Soares Ribeiro. 

                         

Todas as etapas de mapeamento das áreas circunjacentes, execução, limpeza e preparação para o plantio foram realizadas por alunos e servidores voluntários da Universidade Estadual do Maranhão do Campus Bacabal. Segundo o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, um dos voluntários e coordenadores a ação, o projeto não se baseia apenas em plantar bacabas, mas sim, em implementar um circuito ecológico permanente nas áreas plantadas visando a integração com a comunidade. 

“O projeto atua além do reflorestamento por reflorestar, o nosso objetivo é atuar na parte cultural e histórica da cidade de Bacabal, porque nós atuamos no resgate da palmeira que deu o nome ao município que atualmente está em processo de extinção. Temos uma geração de crianças que provavelmente nunca viu pessoalmente uma bacaba, logo, todo o trabalho que os alunos, professores, coordenadores da Uema realizam em reflorestar a bacaba nos arredores do Campus Bacabal, como no Parque Ambiental por exemplo, é um trabalho que queremos que seja algo fixo e que possa ser luz para outros projetos que possam surgir,  para contribuir com a comunidade, como um futuro horto para os estudantes do Curso de Biologia, onde a gente vai produzir na cidade as mudas de bacaba para substituir uma muda que não tenha vingado, onde já temos 150 mudas reservas apenas para esse caso, e até mesmo aumentar o número de mudas plantadas que hoje temos 218 pelos arredores do Campus Uema Bacabal”, comenta o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, um dos voluntários e coordenadores do projeto.

                         

Circuito ecológico permanente de educação ambiental da Uema

A equipe do projeto, que conta com bolsistas e em sua maioria voluntários, ficará responsável em elaborar um circuito ecológico permanente a partir da arborização do Campus Bacabal, Parque Ambiental, Avenida João Alberto e praças históricas em conjunto com a comissão de Superintendência de Gestão Ambiental da Uema (AGA), e da Assessoria de Desenvolvimento Sustentável (ODS-Uema). 

                         

Para que o projeto possa ser definitivo e duradouro, o envolvimento da comunidade de forma dialogada e participativa na ação é de fundamental importância na educação ambiental que estimula a reflexão e adoção de práticas sustentáveis dentro de cada e fora dela, preservando assim o município de Bacabal em sua totalidade. 

Durante as visitas, os membros da equipe farão o acompanhamento dos alunos e professores ao longo do circuito, demonstrando os procedimentos adotados para que a arborização com palmeiras bacabas fosse possível, demonstrando que a prática pode sim ser praticada em casas, escolas e ambientes públicos do município de Bacabal.

Por: Gabrielle Siebra 

Fotos: Campus Uema Bacabal



Últimas Postagens