Professores da Uema apresentam artigo na seção Acadêmica do “Summit Cidades” em Florianópolis-SC

Por em 3 de julho de 2023

Na manhã desta segunda-feira (28), os professores Mauro Carozzo e Roberto Serra, que trabalharam em co-autoria com o Prof. Carlos Ronchi, fizeram a apresentação do artigo “Universidade 5.0: O futuro da universidade à luz do humanocentrismo”. O paper foi destaque na seção Acadêmica do “Summit Cidades” em Florianópolis- SC.

A equipe da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão – Marandu, esteve presente nas discussões sobre o papel da universidade diante do avanço da inteligência artificial. Em um mundo cada vez mais tecnológico, é fundamental repensar o papel das instituições acadêmicas e adaptá-las às necessidades do futuro. O artigo revisita o propósito da universidade, destacando a importância de colocar os estudantes, docentes e técnicos como protagonistas nesse novo contexto.

Os autores ressaltam que a Universidade 5.0 busca integrar a inteligência artificial e a tecnologia no ambiente acadêmico, mas sempre com um olhar humanocêntrico. Para eles, significa que a tecnologia deve servir como uma ferramenta para aprimorar a experiência de aprendizado, promover a colaboração e ampliar o potencial humano.

A coordenação acadêmica do evento tem a chancela da UFSC, que desempenhou papel fundamental ao trazer essa discussão para o centro das atenções. A universidade tem sido um espaço de vanguarda, promovendo a interdisciplinaridade e incentivando a inovação educacional. O evento despertou grande interesse e entusiasmo entre os participantes do Summit cidades. Muitos reconheceram a importância de repensar o papel da universidade diante dos desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial.

O futuro das instituições de ensino superior é promissor, ao manter o foco nas pessoas e nas habilidades que as tornam únicas. A Universidade 5.0 nos convida a abraçar a tecnologia como aliada, criando uma experiência educacional enriquecedora, colaborativa e voltada para o desenvolvimento humano.

Por: Agência Marandu / ASCOM-Uema