PROETNOS: Uema realizou o Processo Seletivo Simplificado de Acesso ao Curso de Licenciatura em Educação Quilombola 2023

Por em 3 de julho de 2023

Foram realizadas, na tarde de ontem (02), nos campi da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de Itapecuru Mirim e São Bento, as provas do Processo Seletivo Simplificado de Acesso ao Curso de Licenciatura em Educação Quilombola – PROETNOS 2023.

O seletivo teve 263 inscritos no Campus Itapecuru Mirim, dentre esses 222 estiveram presentes e 41 ausentes. No Campus São Bento, foram 259 inscritos, com 226 presentes e 33 ausentes. Estão sendo ofertadas 60 vagas, distribuídas da seguinte forma: 30 vagas para o Campus Itapecuru Mirim e 30 vagas para o Campus São Bento, com isso a concorrência ficou em 7,4 candidatos por vaga (Itapecuru Mirim) e 7,5 candidatos por vaga (São Bento).

O Curso ocorrerá na modalidade parcelada ou de alternância, com aulas às sextas-feiras e sábados, sempre nos campi em que serão oferecidos, compreendendo os tempos Comunidade e Universidade, no desenvolvimento de suas atividades. Objetiva formar e habilitar professores quilombolas em licenciatura, a fim de atender à demanda das respectivas comunidades, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

O PROETNOS é o Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS) da UEMA, que foi criado para formar e qualificar professores para assumir os processos de escolarização nos territórios dos povos e comunidades tradicionais no Estado do Maranhão garantindo assim a autonomia desses territórios, uma vez que os professores a serem formados devem ser exclusivamente oriundos das suas comunidades e povos.

Por: Karla Almeida